O Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi, foi selecionado entre cerca de 700 candidaturas para a programação oficial da conferência internacional SXSW EDU 2021, de 9 a 11 de março, dentro do maior evento de inovação do mundo, que acontece em Austin, no Texas (EUA).
Por conta da pandemia de Covid-19, esta será a primeira edição transmitida exclusivamente on-line. O instituto vai apresentar cases do Nave (Núcleo Avançado em Educação), programa de educação para Ensino Médio desenvolvido em duas escolas públicas, no Rio de Janeiro e Recife, para contar como a integração de games e tecnologia no processo ensino aprendizagem pode estimular jovens de escolas públicas a mudarem suas próprias histórias e a serem agentes transformadores em suas comunidades.
O melhor do marketing social está aqui.
Leia também: Festival Oi Futuro traz reflexões sobre inovação.
Selecionado pelo segundo ano consecutivo para a programação oficial do evento, o Oi Futuro vai liderar o painel “Jogos e tecnologia para empoderar jovens criativos e transformadores”, com participação do estudante do Nave Recife Vinnícius Rodrigo, que aos 17 anos já era CEO da startup Cordel, especializada em soluções de ensino gamificadas.
O projeto de Vinnícius nasceu como um trabalho escolar, dentro do programa de educação do Oi Futuro, e hoje é uma empresa incubada no Porto Digital, um dos maiores centros de inovação do Brasil.
Já Igor Moreno, professor da disciplina Cultura de Jogos do currículo técnico do Nave Rio em parceria com a Cesar School, compartilhará conceitos e ferramentas práticas sobre como extrair o potencial pedagógico da tecnologia e dos jogos.
Em suas aulas, Moreno explora um amplo universo dos jogos (do tabuleiro ao digital), estimulando os jovens a jogarem e a construírem seus próprios jogos.
Também participam da mesa Sara Crosman, diretora-executiva do Oi Futuro, e Carla Uller, gerente de educação, inovação social e comunicação do instituto.
O SXSW EDU é o braço dedicado à educação do festival SXSW, considerado o maior evento de inovação do mundo. Em sua edição mais recente, o SXSW EDU atraiu cerca de 13 mil pessoas de 41 países.
O Nave (Núcleo Avançado em Educação) é o programa ensino médio integrado à educação profissional do Oi Futuro, que já formou mais de 2,8 mil jovens em 14 anos de atuação.
Criado pelo Instituto em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do RJ e PE, o programa é desenvolvido em duas escolas públicas de tempo integral, em Recife, desde 2006, e no Rio, desde 2008.
O Nave tem como objetivo desenvolver metodologias educacionais e formar jovens para trabalhar com inovação e tecnologias digitais, preparando-os para profissões contemporâneas na área digital e criativa, como produção de games, aplicativos e produtos audiovisuais.
Como estratégia pedagógica, o programa integra disciplinas regulares e cursos técnicos em Programação e Multimídia, com um currículo que articula teoria e prática por meio de projetos do tipo mão na massa.
Dessa forma, é possível unir, por exemplo, biologia e animação 3D para estudar o corpo humano. As escolas NAVE funcionam como laboratórios de criação e experimentação de metodologias pedagógicas inovadoras, que colocam o aluno no centro do processo ensino aprendizagem e aumentam o engajamento dos jovens do ensino médio.
Essas práticas são disseminadas por meio de cursos de formação online e semipresenciais oferecidos a educadores da rede pública, em áreas como Robótica e Midiaeducação, e de publicações digitais gratuitas como o “E-Nave – Guia de Práticas Pedagógicas Inovadoras”, que teve sua segunda edição lançada em 2019.