Com o intuito de fazer com que as pessoas enxerguem um mesmo espaço sob diferentes perspectivas, o neurocientista Beau Lotto desenvolveu o Traces. Trata-se de um app que permite que usuários deixem conteúdo digital em lugares específicos e convide outros a acessá-lo.
Funciona assim: a pessoa ‘planta’ uma música ou uma mensagem e convida um amigo para rastreá-la. Para destravar o conteúdo, é preciso ir até o lugar onde ele foi ‘plantado’. É possível enxergar a exata localização do material pela tela do celular, como se fosse uma bolha d’água suspensa no ar.
Fotos: Divulgação.
O diferencial da ferramenta, segundo seu criador, é aprofundar as relações humanas de uma maneira que serviços como Facebook e Whatsapp não conseguem. Em entrevista ao Contagious, ele disse que as atividades do app mexem com os níveis de dopamina do cérebro.
“O grande prazer do cérebro está na antecipação; não na realização. E é aí que você obtém uma dose de dopamina – e essa dose de antecipação é proporcionada pelo Traces”.
Lotto também destacou que o serviço pode ser bem aproveitado pelas marcas que querem ser criadoras de experiências. Uma empresa que trabalha com música, por exemplo, pode deixar músicas em certos locais para que os seguidores obtenham notificações sobre lançamentos.
Por enquanto, o Traces está disponível somente para sistema iOS no Reino Unido.