Experiência de Marca

Curitiba se consolida como polo de negócios no Sul do País

Considerada a cidade mais sustentável do Brasil, e com o melhor projeto de mobilidade urbana, a agenda da cidade já possui eventos marcados até 2016, mostrando todo o potencial da capital paranaense para receber eventos de grande porte.

Apesar de Curitiba não receber uma grande quantidade de ações de marketing promocional, a cidade vem crescendo e se consolidando como maior polo turístico do Sul do Brasil. Apenas no segundo semestre de 2014, a Capital paranaense irá receber 71 eventos apoiados pelo CCVB – Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau.

Congressos, seminários, feiras, simpósios, encontros de negócios, etc. A demanda de eventos em Curitiba tem chamado tanto a atenção, que muitas empresas estão investindo em espaços multiuso para comportar esses eventos. É caso do Expo Renault Barigui.

Foto: Daniel Derevecki.
INAUGURAÇÃO EXPO RENAULT BARIGÜI - Curitiba, 21.06.2012 - Fot
Expo Renault Barigui.

Inaugurado em 2012, o espaço, localizado no Parque Barigui, foi implantado graças ao Consórcio Positivo/J. Malucelli, que na época ganhou uma licitação da Prefeitura Municipal de Curitiba de exploração de novos espaços. Ao todo foram investidos R$ 28 milhões no novo Centro de Eventos.

Até o final de 2014, o espaço receberá grandes eventos do Sul do Brasil, entre eles a Home FairFeira Expo Bebê e Gestante e o Brasil Motorcicle Show.

Mas não é só o Expo Renault Barigui que ajudou a cidade a se tornar polo do turismo de negócios. O Expo Unimed Curitiba já é conhecido como o espaço ideal para a realização de congressos de grande porte. A agenda do centro de eventos para o segundo semestre de deste ano inclui diversos eventos, entre eles o Congresso da Abed 2014 – evento voltado para o segmento de educação a distância.

Foto: Reprodução/Google.
EXPO_20072011095904
Expo Unimed Curitiba.

Para 2015, a Capital paranaense também já tem grandes eventos marcados em sua agenda. Entre os dias 19 e 21 de maio de 2015, Curitiba irá sediar a terceira edição do Smart City Business América Congress & Expo, o maior evento da América Latina sobre sustentabilidade das cidades.

Segundo Leopoldo de Albuquerque, presidente do Instituto Smart City Business, realizador do evento, Curitiba foi escolhida para sediar o encontro porque está um passo à frente dos outros municípios brasileiros no caminho que leva às cidades inteligentes.

Para o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, a realização do evento só reforça ainda mais o título da cidade como pólo do turismo de negócios no Sul do Brasil, “Curitiba hoje se consolida como palco de grandes eventos, reforça sua capacidade de receber, e confirma a hospitalidade da população e dos prestadores de serviços.”

Reforma do Site de Turismo 

Visando facilitar ainda mais o acesso a informações referentes ao turismo da cidade, a Prefeitura Municipal de Curitiba, juntamento com o Instituto de Turismo, reformularam todo o site de informações turísticas da cidade.

Com um layout mais dinâmico e páginas fixas sobre os principais pontos de visitação da Capital paranaense, o novo site proporciona ao usuário uma viagem virtual por Curitiba, fornecendo, antes mesmo da chegada do visitante à cidade, dezenas de informações sobre a mesma.

botanico07
Jardim Botânico de Curitiba.

Além de notícias atualizadas periodicamente, o novo portal conta com guias sobre as diversas atividades existentes na cidade, agenda de eventos, fotos dos pontos turísticos, e a principal novidade, a Galeria 360º.

Utilizando a ferramenta Street View do Google, a novidade permite que o usuário “ande” por diversos lugares conhecidos da Capital, tais como o Jardim Botânico, Ópera de Arame, Largo da Ordem, Bosque Alemão, entre outros.

Durante o passeio virtual o usuário pode conferir fotos que quando clicadas, abrem uma caixa de informações sobre o local/objeto clicado. Confira o novo site aqui.

site turismo ctba
Galeria 360º, nova ferramenta do site de turismo de Curitiba.

Segundo o ex presidente do CTur, Paulo Conalghi, a mudança veio para ofertar uma ferramenta de mais qualidade para o turista que vem a cidade. “O site precisava de uma reformulação há mais de dez anos. Agora conseguimos executar o projeto, dando ao turista uma boa ferramenta de informação, capaz de chamar a atenção para Curitiba, que é uma cidade com vocação turística, como pudemos comprovar durante a Copa do Mundo.”, afirmou.

Confira abaixo os principais eventos do segundo semestre de 2014 que acontecerão em Curitiba:

  • 13 a 18/09 – Congresso Brasileiro De Neurocirurgia 2014 – Expo Unimed Curitiba.
  • 17 a 21/09 – Home Fair 2014 – Expo Renault Curitiba.
  • 24 a 27/09 – Expomac 2014 – Expo Trade Pinhais.
  • 02 a 05/10 – Feira Viver Com 2014 – Expo Renault Curitiba.
  • 06 a 09/10 – Congresso da Abed 2014 – Expo Unimed Curitiba.
  • 16 a 18/10 – Exponaf 2014 – Expo Trade Pinhais.
  • 16 a 19/10 – Feira Habitacon – Expo Renault Curitiba.
  • 28/10 a 02/11 – Feira Expo Bebê e Gestante.
  • 09 a 12/11 – XXVI Congresso Brasileiro de Neurologia – Expo Unimed Curitiba.
  • 07 a 16/11 – Feiarte – Expo Renault Curitiba.
  • 19 a 22/11 – XIV Congresso Brasileiro de Controle de Infecções e Epidemiologia. Hospitalar – Expo Unimed Curitiba.
  • 21 a 23/11 – Brasil Motorcicle Show – Expo Renault Curitiba.
  • 28 a 30/11 – Feira de Santa Rita – Expo Renault Curitiba.

Por Camile Kogus.