Mundialmente conhecido por emitir uma ordem de prisão contra o ex presidente do Chile, Augusto Pinochet, pelas mortes e torturas cometidas durante o regime de exceção, o jurista Baltasar Garzón é um dos principais palestrantes do Congresso Internacional de Direitos Humanos, em Florianópolis.
A conferência de abertura será no dia 27 de outubro, às 20 horas, na Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, conhecida como Faculdade Cesusc. O tema é: “Justiça de Transição e Qualidade da Democracia”.
Ainda no dia 27 de outubro, a partir das 19h, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti, o secretário Nacional de Justiça e presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Paulo Abrão, e a secretária de Direitos Humanos de Santa Catarina, Dirlei Maria Kafer Gonçalves, abrem as atividades do Congresso.
A realização do congresso é uma iniciativa do Instituto de Pesquisas e Estudos Jurídicos e Culturais (Ipej) e tem o apoio de diversas Instituições. Todas as palestras, conferências e oficinas são abertas ao público e gratuitas. Informações e inscrições no site.
I Congresso Internacional de Direitos Humanos
A realização do evento é uma iniciativa do Instituto de Pesquisas e Estudos Jurídicos e Culturais (IPEJ) e será realizado entre os dias 27 e 30/10, na Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, conhecida como Faculdades Cesusc. A instituição está localizada na Rod. SC 401, Km 10, em Santo Antônio de Lisboa.