O Google quer que carros autônomos cheguem ao mercado até 2020. No dia 14 de janeiro, um dos executivos da empresa revelou que, a partir de uma discussão com grandes montadoras do mundo, criou uma equipe de fornecedores para agilizar a produção dos automóveis.
Segundo informações da Reuters, Chris Urmson, diretor do projeto de carro autônomo do Google, os fabricantes de automóveis têm muito a oferecer e seria negligente não falar com os maiores especialistas do setor. Entre as marcas de automóvel consultadas, estão Daimler, Ford, General Motors, Toyota e Volkswagen.
Foto: Reprodução/Google.
Ainda não está claro se a companhia vai construir seus próprios veículos ou somente fornecer sistemas e software para montadoras. Mas a empresa de engenharia Roush já construiu, em Detroit, nos EUA, protótipos de carro desenvolvidos pela gigante de buscas.
Assim como Urmson, o presidente-executivo da Tesla Elon Musk também espera que os primeiros veículos autônomos comecem a circular no mercado daqui cinco anos.
Para Musk, um dos principais entraves para a produção desses carros é a falta de regulamentação federal, o que poderia adiar ainda mais sua produção. O Google, por outro lado, afirma que tem conversado com a agência reguladora rodoviária dos Estados Unidos e não vê obstáculo algum.
A companhia está desenvolvendo e aprimorando sistemas e componentes em parceria com fornecedores de autopeças como Continental e LG Electronics. Os protótipos dos automóveis usam microprocessadores feitos pela Nvidia, fabricante de chips que também é fornecedora de várias montadoras, como a Mercedes-Benz.