Experiência de Marca

Sony vende divisão de jogos para a Columbus Nova

A SOE tem tido muita dificuldade em se manter no mercado nos últimos anos, ainda mais com uma nova geração de empresas de jogos <em>on-line</em>, como a Riot Games, desenvolvedora de League of Legends.

A Sony informou no dia 02 de fevereiro que vendeu a Sony Online Entertainment (SOE), sede responsável por desenvolver jogos para internet desde o final dos anos 90, para a Columbus Nova, uma empresa de investimento.

Os termos do acordo não foram divulgados. A SOE será renomeada para Daybreak Game Company.

A divisão foi pioneira em jogos que depois vieram a ser conhecidos como MMO – multiplayer on-line games. A empresa ficou muito conhecida por seu primeiro sucesso, EverQuest, um jogo de fantasia on-line, para PC, lançado em 1999. Para jogá-lo era preciso pagar uma taxa de assinatura mensal, e então se juntar aos demais jogadores nas missões de derrotar monstros e acumular tesouros.

Foto: Reprodução/Google.

sony-online-entertainment

A SOE tem tido muita dificuldade em se manter no mercado nos últimos anos, ainda mais com uma nova geração de empresas de jogos on-line, como a Riot Games, desenvolvedora de League of Legends, e a crescente frota de jogos para dispositivos móveis como a Supercell, desenvolvedora de Clash of Clans, Hay Day e Boom Beach – todos os três disponíveis para iOS e Android.

Os jogos on-line baseados no universo de Star Wars e de outras franquias conhecidas não tiveram uma performance tão boa quanto a Sony esperava, tanto que a própria empresa optou por transitar para o modelo de negócios free-to-play, que se tornou padrão para os games de hoje.

O lucro nos jogos free-to-play está presente no momento em que a empresa cobra dos jogadores pequenas quantias de dinheiro para comprar armas de jogos e outros itens, mas também é possível progredir no jogo sem adquirir tais itens.

A SOE não tem ligação direta com a divisão PlayStation, da Sony. O analista da Wedbush Securities, Michael Pachter, disse que a marca normalmente investe em empresas de mídia, incluindo música, filmes, e jogos para apoiar seus negócios de hardware.

A Sony ainda publica muitos jogos para seus consoles PlayStation, mas a SOE, que na maioria publica jogos em PC, agregava pouco valor à sua empresa controladora, disse Pachter.

“A SOE não funciona com nada do que a Sony faz hoje.”, disse Pachter. “Acho que a SOE se tornou um setor não estratégico para a empresa, justamente por causa da forma como a indústria se moveu para longe deles.”, completou o empresário.

No entanto, ao se separar, a Sony abrirá novas oportunidades de emprego para a Daybreak. No dia 02 de fevereiro, John Smedley, presidente da empresa, disse em um tweet que a Daybreak planeja trazer seus jogos para Xbox One, console da Microsoft e maior rival da Sony no mercado atual.