O Carnaval, comemoração que une as pessoas do Norte ao Sul do Brasil, será recheado de novidades. Isso porque neste ano, as grandes marcas já anunciaram diversas mudanças nos tradicionais espaços que são destaques nas principais festas brasileiras.
Além disso, as patrocinadoras – mesmo sendo poucas nesse ano – dos sambas-enredo das principais Escolas de Samba do Rio de Janeiro e São Paulo, também já se prepararam para surpreender os participantes da maior festa do Brasil com diversas ações de live marketing.
As marcas Pantene, Koleston e Downy, da P&G, por exemplo, vão patrocinar a Mangueira e prometem muita surpresa e interação para os amantes do Carnaval do Rio de Janeiro.
No dia 15 de fevereiro, data do desfile da escola, o público poderá ver na avenida a sinergia das marcas com o tema do samba-enredo deste ano, que faz uma homenagem ao universo feminino: “Mulher brasileira em primeiro lugar”.
Foto: Yasuyoshi Chiba.
As ações de live marketing também contagiarão os foliões que estiverem nos camarotes, estendendo-se até o final do Carnaval.
Já a Nissan do Brasil vai apoiar, pelo segundo ano consecutivo, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro. Em 2014, a tradicional escola da Tijuca foi vice-campeã ao levar para a Sapucaí um enredo relacionado à sustentabilidade e preservação ambiental, temas diretamente ligados à marca, um das empresas mais verdes do mundo.
A curiosidade do Carnaval 2015 é que a Unidos da Tijuja, além do patrocínio da Nestlé, também terá como patrocinador o Governo da Suíça. O acordo foi fechado em novembro do ano passado, e possibilitou altos investimentos para o desfile desse ano.
Em janeiro, uma comitiva da Escola de Samba visitou a fábrica da marca no País para buscar inspirações para o samba-enredo.
Além dos desfiles, outro destaque do Carnaval são os camarotes. No Rio de Janeiro, pela primeira vez, o tradicional Camarote Brahma não estará presente na Marquês de Sapucaí. Após anos sendo um dos principais espaços da festa carioca, a marca deu lugar para a Antarctica, que neste ano, estreia o Camarote da BOA.
Mais do que um espaço, que terá pela primeira vez a cor azul de Antarctica predominante na decoração, todos os detalhes foram pensados para proporcionar uma experiência única para os convidados.
Os três andares do camarote serão divididos em Morro, Asfalto e Praia. Os convidados serão recebidos na entrada pelos Arcos da Lapa. O andar principal, Asfalto, será uma grande homenagem às personalidades que fizeram a história do Rio. Na parede, um painel de “Memorabília” trará lembranças, fotos e objetos que vão relembrar momentos que marcaram épocas e personagens.
Outra atração da Marques de Sapucaí será o Camarote Rio, promovido pela prefeitura da cidade. O espaço, assinado pela a A VERA!, oferecerá ao público uma experiência única dos desfiles das Escolas de Samba com algumas das mais badaladas festas cariocas. Tudo isso em um ambiente decorado e confortável, acompanhado das melhores marcas e serviços VIPs.
O espaço fica no Setor 4, no meio da Avenida, e foi projetado especialmente para atender ao público de maneira encantadora. São 1.500m² em três andares, todos com vista privilegiada para a Marquês de Sapucaí e divididos em quatro ambientes.
Em São Paulo, a Brahma marca presença mais uma vez com seu tradicional Camarote. Nesse ano, o espaço terá como tema “O Carnaval do Brasil inteiro vai estar aqui”. Será uma homenagem às festas mais tradicionais desta época de todo o País. Cenografia, gastronomia e atrações e performances artísticas foram inspiradas nos principais carnavais brasileiros.
A marca faz também, neste ano, a sua estreia em Florianópolis. Com muito conforto e vista privilegiada para a Passarela Nego Quirido, a festa promete conquistar o público com apresentações exclusivas dos músicos Fiuk, MC Sapão e DJ Thiago Martins durante os intervalos dos desfiles.
No Nordeste, a folia fica por conta dos tradicionais eventos carnavalescos. Em 2015, o Galo da Madrugada, maior bloco de Carnaval do Brasil, tem como tema “Asas da América, Asas para o Frevo” e como homenageado Carlos Fernando (CF), compositor Caruaruense.
Três personalidades pernambucanas também serão homenageadas no Sábado de Zé Pereira: Ariano Suassuna, Luiz Gonzaga e o ex governador do Estado, Eduardo Campos.
Serão seis carros alegóricos no desfile, três deles com projetos de Carlos F, como “Banho de Cheiro”, um de seus maiores sucessos.
Já em Salvador, os destaques ficam o Olodum, que vai desfilar na sexta (13/02) e terça-feira (17/02) no Circuito Avenida e no domingo (15/02) no Circuito Barra/Ondina.
Ele será puxado pela Banda Olodum, que pretende trazer para a festa muita alegria e raízes do Brasil. Outro bloco que também promete muita animação é o Largardinho, que entra na avenida pelo terceiro ano consecutivo. Ele vai embalar os foliões na segunda e terça-feira (16 e 17 de fevereiro), no Circuito Barra-Ondina.
Dona de um gingado indiscutível, Claudia Leitte vai puxar o bloco e promete colocar todos para pular e dançar agitando o Carnaval Baiano.
Além disso, outro destaque será o Camarote Schin, que neste ano terá como tema o Circo, com cenografia, figurinos da equipe e brincadeiras, como “atirador de facas” – um simulador em que os participantes se posicionam no painel como se estivessem na mira do atirador – e uma cartomante.
Entre as atrações que vão passar pelo espaço estão, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Michel Teló e Thiaguinho. E entre os DJ’s, Miss Cady, Thiago Mansur e Júlio Torres.
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Quem também marca a folia na cidade catarinense, pelo terceiro ano consecutivo. é o Carnaval Skol Folia. Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, a Praça Fernando Machado e a Passarela Nego Quirido serão palcos das principais festas de Carnaval, com presença de famosos, pessoas bonitas e muita animação.
O acesso aos shows é gratuito, mas a Skol também oferece uma área VIP, em frente ao palco, com banheiros e bares exclusivos e o Camarote Skol Floripa, um espaço especial para quem quer aproveitar a festa com mais conforto, exclusividade e badalação.
O Carnaval é, com certeza, uma oportunidade para marcas e agências mostrarem sua criatividade e inovação em ações de live marketing diferentes e impactantes. Segundo João Mario Mattos, presidente da empresa D|Mattos, a festa serve para medir como vai ser o desempenho do mercado ao longo do ano.
“O Carnaval é um enorme termômetro criativo. Não só para o momento, mas para o ano todo. Num período tão concorrido, empresas e agências têm que sambar para ganhar evidência. E não estou falando apenas em impactar, mas garantir espaço na mente, e, principalmente, no coração do público. Consequentemente, o investimento, assim como a ousadia, tende a aumentar. “, afirma o empresário.
“É preciso assumir riscos. Assim, temos o privilégio de ver grandes ações tomarem forma, repletas de ineditismo e criatividade. E tudo isso, sem sombra de dúvida, acaba influenciando tudo o que veremos daí por diante. Principalmente quando falamos em live marketing. Afinal, tem estratégia melhor para conquistar o consumidor que estar ali, ao seu lado? Acho que não.”, completa Mattos.
Para Vanessa Moreira, da 3Promo, o ano não parece muito animador. Segundo ela, muitas marcas e empresas optaram por investir menos na ocasião, o que demonstra que 2015 será um ano de gastos controlados.
“Sinceramente e infelizmente não enxergo um cenário confortável para o mercado em geral em 2015. As ações de live marketing no Carnaval sempre influenciam o consumidor e o comportamento do mercado promo, porém apenas as grandes marcas multinacionais e cervejarias, permaneceram com investimentos neste Carnaval, ainda assim tímidos.”, afirma a empresária.
“Em Salvador, nota-se uma redução drástica de ativações neste ano, considero que o cenário econômico atual promove uma retração nos investimentos em geral. Não acredito que as ações de Carnaval de 2015 trarão inovação e tendências capazes de influenciar o mercado promo, não neste ano de 2015.”, complementa Vanessa.
“Temos um grande cliente que reduziu investimentos em 50% nos meses de janeiro e fevereiro aguardando a resposta do mercado neste primeiro trimestre do ano. Enxergo que a tendência para esse ano é investir em campanhas para incentivo de força de vendas – endomarketing, assim como ativações para o consumidor focadas em resultados mensuráveis e a curto prazo, afinal o momento é de retração.”, complementa a presidente da 3Promo.