O segmento de eventos de turismo é um dos que devem permanecer com as melhores perspectivas para 2015. Eles aquecem a economia local, geram empregos e atraem milhares de pessoas ao Brasil.
Em 2015, o mercado de eventos de turismo está bem aquecido, e, você pode conferir abaixo os principais que serão realizados nesse ano.
BTL
Considerada a principal feira de turismo do mercado português, a BTL comemora, em 2015, sua 27ª edição. Organizada pela Feira Internacional de Lisboa (FIL), acontece na Capital portuguesa entre os dias 25 deste mês e 1º de março, com muitas novidades.
De acordo com a diretora do setor de feiras da FIL, Fátima Vila Maior, o evento vai explorar o setor profissional, dando ênfase para os hosted buyers.
A grande inovação desta edição ficará por conta de um programa de hosted buyers especialmente voltado para o Brasil. A ação é uma parceria com a Embratur, e vai possibilitar que os visitantes da feira agendem reuniões diretamente com operadores brasileiros.
Esse ano, os organizadores decidiram apostar em novos mercados além dos tradicionais como Alemanha, França, Reino Unido e Espanha. Dessa forma, foram convidados operadores de viagem dos países nórdicos como a Suécia, Dinamarca, Noruega, Rússia, Polônia e República Checa, seguindo a estratégia de novas rotas de ligação da Tap. Para a Rodada de Negócios já foram confirmados buyers do Japão, Singapura, China, Malásia e Austrália.
No Brasil, o Pará é uma das presenças confirmadas no cooperado da Embratur. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-PA), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) já confirmaram uma delegação com mais de dez empresários.
Salão Paranaense de Turismo
Faltando poucos dias para a realização da 21ª edição do Salão Paranaense de Turismo, novos expositores já confirmaram presença no evento. “Começamos o ano de 2015 com novos contratos sendo fechados. Já estamos com quase todos os espaços comercializados e na reta final dos últimos preparativos para mais um grande evento de turismo.”, revela o presidente da Abav-PR, entidade que promove o evento, Roberto Bacovis.
Na relação das novidades de expositores estão a ABOTTC, Blue Sea Cruises, RCA Turismo, Giratours / Lusanova, Infraero, Air Canadá, Machu Picchu Brasil, SeaWorld, Turcambio Corretora de Câmbio, Vital Card, Beds Online, GRU SKY TUR/ Egípcia Tours, Israel, Prefeitura de Jaraguá do Sul, 4 Elementos Receptivo e Eventos, Foz do Iguaçu, Royal Caribbean, entre outros.
O Salão Paranaense de Turismo será realizado nos dias 5 (abertura), 6 e 7 de março, no Expo Unimed, na Capital paranaense
Encontro Comercial RJ Braztoa
Estão abertas as inscrições gratuitas para o oitavo Encontro Comercial Rio de Janeiro Braztoa, que acontece no dia 19 de março, na sede da Firjan (RJ). Os agentes de viagem interessados podem se inscrever antecipadamente no site, que também apresentará opções para dois roteiros de Caravanas Rodoviárias: Juiz de Fora / Três Rios / Petrópolis; Resende / Barra Mansa / Volta Redonda e Nova Iguaçu.
As inscrições feitas no local do evento são gratuitas mediante doação de um quilo de alimento não perecível destinado à Casa de Apoio à Criança com Câncer de Santa Teresa. A programação será divulgada nos próximos dias, mas estão confirmadas palestras de capacitação de destinos e produtos.
Lacte
Entre 22 e 24 deste mês, em São Paulo, o Lacte mais uma vez será uma ótima oportunidade de encontros e relacionamentos com profissionais do setor de viagens e eventos corporativos.
Em sua décima edição, o encontro organizado pela Alagev (Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas) terá debates, palestras e apresentações importantes de empresas e profissionais do setor para discutir tendências e práticas do mercado.
Entre os temas confirmados estão o mercado de viagens corporativas na América Latina, novos conceitos para gerenciamento de dados de viagens, as vantagens das negociações triangulares (entre agências de viagens corporativas, clientes e fornecedores) e a discussão sobre a utilização de cartões para pagamento das despesas com viagens dentro das empresas. Nos próximos dias serão confirmadas as atrações das sessões gerais.
O Lacte (Latin American Corporate Travel Experience) será o palco também da divulgação da mais nova versão do IEVC (Indicadores Econômicos de Viagens Corporativas), pesquisa realizada em parceria com o Senac e apoio da CNC e Abracaorp, que é referência no mercado brasileiro de viagens corporativas.
O levantamento apresenta uma estimativa dos gastos dos clientes e as receitas dos fornecedores dos serviços relacionados à cadeia produtiva das viagens corporativas no Brasil.
Festival JPA
O Festival do Turismo de João Pessoa, em outubro, contará com a participação de mais de 170 compradores e gestores corporativos que serão convidados para conhecer o evento, que tem se tornado uma das maiores referências do turismo nacional.
A coordenação do Festival vai convidar executivos de empresas do porte do Bradesco, BNDES, Chesf – Companhia Hidroelétrica do São Francisco, Claro, Correios, Editora Abril, Fiat, Ford, General Motors do Brasil, Petrobrás Distribuidora S.A, Nestlé Brasil e Unilever.
WTM-LA
Os interessados em participar da WTM Latin America 2015 já podem realizar suas inscrições. O evento acontece de 22 a 24 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo, juntamente com o 43º Encontro Comercial Braztoa.
Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site. Este ano, os visitantes vão encontrar mais facilidade de acesso ao pavilhão de exposições, agora localizado na área central de São Paulo, onde também se concentra a maior parte dos agentes de viagens. ?
Festuris
O Festival do Turismo de Gramado é um instrumento eficaz de vendas. A feira de negócios é frequentada por um púbico altamente qualificado e com poder de decisão.
Durante dois dias de intensa atividade, mais de 14 mil profissionais circulam pelos 20 mil metros quadrados de feira, conferindo os mais de 2.500 expositores, distribuídos em 400 estandes.
Uma das razões para o crescente sucesso da feira é a sua segmentação por nichos de mercado. Sempre na vanguarda, o Festuris lança salões que atendem as demandas do turismo mundial.
A edição 2015 acontece nos dias 6 e 7 de novembro.