Experiência de Marca

Marcas disputam espaço no Carnaval de Salvador

O evento é um dos maiores do País, e, a aposta das marcas está em ações de live marketing para diversos perfis de público.

Se o baiano vê o Carnaval como seis dias de muita festa, para as empresas, o evento se converte em uma oportunidade de exposição e visibilidade da sua marca na disputa, não apenas pela preferência, mas também pela lembrança na mente dos foliões após a Quarta-Feira de Cinzas.

Quem quer ser visto se faz presente em todo o circuito, vendendo não apenas o produto, mas o conceito da marca dentro do Carnaval, como explica o diretor de Criação da Yayá Comunicação, Jorge Martins: “As empresas buscam como diferencial construir um patrimônio simbólico na mente dos consumidores. É essa pegada simbólica que as marcas tentam atingir durante o Carnaval, associando a marca a bons sentimentos e experiências inesquecíveis.”

Bike Bar da Skol.
Bike Bar da Skol.

Investimento que, ainda segundo ele, vale a pena. “A disputa não é por um acaso. As marcas conquistam um lugar no inconsciente durante o Carnaval, constroem um sentido na cabeça das pessoas”.

Suor e Cerveja

As cervejarias entraram com tudo na briga pelo consumidor, latinha por latinha. A AmBev não adquiriu cotas oficiais de patrocínio como a Itaipava e a Schin – que custaram 10,2 milhões (cada uma) –   mas vai levar para os 16 blocos que irá patrocinar a Bike Beer, uma espécie de bar a bordo de uma bicicleta.

Além disso, a marca vai distribuir nos blocos viseiras e óculos ostentando o novo conceito ‘Senses’ da cerveja. O Camarote Skol passa a se chamar Camarote Skol Beats Senses e deixa de ser amarelo para ser azul, cor da embalagem da nova bebida, que foi lançada em outubro.

“A aceitação da Skol Beat Senses aqui na Bahia foi muita satisfatória para a Ambev e, por meio de pesquisa, percebemos que o nosso público gosta de ver novidade no Carnaval, então trouxemos o conceito do azul da Skol Beats Senses para o camarote.”, justifica a gerente de Marketing e Connections da AmBev, Gabriella Esper.

skol beats senseNo abre-alas dos blocos patrocinados – entre eles, a Timbalada, Vumbora, Camaleão, Me Abraça e Balada – haverá uma performance com bolas de sabão. A Skol patrocinará ainda mais 11  camarotes no circuito, contando com o da marca própria. A empresa vai lançar no Carnaval, em cinco camarotes na Barra, o Guaraná Black, uma versão do Guaraná Antártica com aroma natural de açaí.

De acordo com Gabriella, o Carnaval é ainda uma oportunidade da marca dialogar com seu público de interesse. “A gente sabe  que para o nosso consumidor o Carnaval e o Verão são importantes, por isso a AmBev procurar chegar cada vez mais próximo dele.”

A aposta está em ações de live marketing para diversos perfis de público, como explica ainda a gerente de marketing. “Os brindes são um exemplo e fazem sentido dentro do Carnaval.  Se o folião está em um bloco debaixo do sol quente, investimos em viseiras diferenciadas. Outro exemplo este ano é a Pool Party, que a Skol vai realizar no domingo, dentro do camarote, com DJs internacionais. É direcional e irreverente, como nosso consumidor.”

Já a Schin, além de patrocinar o circuito Barra-Ondina, estará presente em 21 blocos e 6 camarotes. A marca também preparou ações interativas por toda a cidade. Uma das intervenções acontecerá até o dia 15 de fevereiro, sempre a partir das 19h até as 23h quando o espelho d’água do Dique do Tororó receberá uma projeção da marca da Schin próximo das imagens dos orixás.

Outra ação será o Trio Show-Schin, com música e efeitos visuais ao som de DJ da Barra até Ondina, que irá animar os foliões todos os dias no intervalo do desfile dos blocos. “Nosso público-alvo é o grande apreciador do Carnaval de Salvador e está em busca de grandes momentos de diversão. Avaliamos a repercussão de cada evento e investimos de acordo com nossa estratégia de negócio.”, afirma a gerente de marketing da cervejaria, Paula Passareli.

A Itaipava vai patrocinar, além do Carnaval do Campo Grande, os camarotes  Harém, Licia Fabio e Expresso 2222 ,e os Blocos Harém, Crocodilo e os trios independentes da cantora Daniela Mercury. A cerveja lançará a latinha comemorativa “Sou 100% você, Bahia”, alusiva à folia e que será vendida somente durante o Carnaval de Salvador.

“A cidade é uma das praças que têm maior potencial de consumo de cerveja. Em pouco mais de um ano já conquistamos 13,5% do mercado de cerveja do estado. A melhor maneira de demonstrar alegria por termos sido muito bem acolhidos é participar das grandes paixões dos consumidores baianos.”, considera a gerente de Propaganda do Grupo Petrópolis, Eliana Cassandre.

Alma do Negócio

Seguindo a estratégia de provocar novas experiências, a vodka Skyy vai transformar o carro de apoio do bloco Balada em uma boate andante. A marca participa pela primeira vez do Carnaval de Salvador. Os foliões do bloco terão acesso à “Balada na Balada” gratuitamente, mediante pulseirinha cedida por meio das ações promocionais desenvolvidas no circuito da festa.

Iluminação específica, climatização, serviço open bar e DJs convidados durante todo o percurso vão receber um convidado por noite, no maior clima de boate bem no meio a folia.

“A nossa música sempre esteve em um lugar de destaque, porque sempre trouxe algo bem diferente e a ‘Balada andante’ será um exemplo disso. Tenho certeza que a ideia vai pegar.”, afirma o cantor Tuca Fernandes, que puxará o bloco até Ondina no domingo e na terça-feira.

Foto: Eli Cruz.
Tuca Fernandes (de boné) apresenta a ‘Boate andante’ da Skyy.
Tuca Fernandes (de boné) apresenta a ‘Boate andante’ da Skyy.

Vitrina

Como nem só de bebidas vive o Carnaval, outros segmentos de mercado vão percorrer o circuito atrás do folião. O Itaú é mais um dos patrocinadores oficiais do Carnaval. O Banco montou uma Vila Infantil no Circuito do Campo Grande, com mais de 100 minibicicletas iguais às do Salvador vai de Bike.

vila itauA entrada é gratuita. O espaço funcionará até o dia 17 de fevereiro, das 10h às 16h. “Desde 2008, o Itaú apoia o Carnaval de Salvador. Para nós, é fundamental apoiar e promover eventos como esse, que reforçam nosso compromisso com a produção artística.”, afirma a superintendente de Relações Institucionais e Governamentais do Itaú Unibanco, Luciana Nicola.

Os chicletes Trident realizaram várias ações de marketing promocional durante o Verão e vão distribuir, em blitze pela cidade, mais de 100 mil embalagens do novo sabor da versão Trident Fresh, o Cereja Ice.

“Ainda vemos muitas oportunidades de expandir nossa presença na região, sempre buscando proporcionar que o consumidor interaja com a marca em diferentes pontos de contato.”, explica o gerente de Marketing Trident Brasil, Felipe Michelotti.

A marca Club Social também irá aproveitar o Carnaval para para fortalecer o lançamento do Club Social Sanduba, disponível nos sabores Misto de Queijo e Presunto, e Peito de Peru e Queijo Branco.

“Tanto o Verão como o Carnaval possuem um contexto muito favorável para ativarmos a marca com nossos consumidores e consolidarmos o Club Social”, afirma o gerente de Biscoitos Brasil, Eduardo Lemos. A marca realizou ações durante todos os ensaios de Verão da banda Harmonia do Samba. No Carnaval, o Sanduba Móvel vai percorrer a cidade e distribuir  50 mil pacotes do novo biscoito.

Fonte: Correio.