Uma dos maiores anunciantes do mundo, ameaçou deixar de investir em publicidade em plataformas digitais. Para a Unilever, Facebook e Google não estariam fazendo o suficiente para policiar conteúdo extremista e ilegal que cria divisões na sociedade e deixa as crianças desprotegidas.
Na noite de 12 de fevereiro, Keith Weed, diretor de Marketing da empresa, durante anúncio, afirmou que a Unilever quer fazer, daqui para frente, parcerias e investimento apenas com plataformas responsáveis.
No discurso, a Weed delineou três ações para melhorar a transparência e a confiança dos consumidores no mundo on-line: plataformas, conteúdo e infraestrutura responsáveis.
"Eu acho que precisamos redefinir o que é um negócio responsável na Era digital, porque, por tudo o que as empresas de tecnologia estão fazendo, há algumas consequências não desejadas que agora precisam ser abordadas e priorizaremos nosso investimento para ajudar a concentrar isso."
O diretor de Marketing também disse que Unilever está empenhada em enfrentar os estereótipos de gênero na publicidade.
Desculpa da Dove
Recentemente, a marca de cosméticos Dove, propriedade da gigante holandesa Unilever, pediu desculpas após a difusão on-line de um anúncio que ganhou muitas acusações de racismo. "Em uma imagem publicada esta semana, erramos ao representar as mulheres de cor, e lamentamos profundamente os danos causados.", declarou a marca em uma mensagem publicada nas redes sociais Facebook e Twitter.
Na propaganda em questão, um anúncio de três segundos para um sabão líquido, uma mulher negra tira uma camiseta para revelar uma mulher branca, que remove sua camiseta e revela uma terceira mulher. O vídeo, originalmente transmitido na página Facebook da Dove Estados Unidos, e, subsequentemente suprimido, foi amplamente denunciado pelos internautas em todo o mundo.