Experiência de Marca

Flotilha Odoyá realiza ação sustentável no litoral da Bahia

O evento contou com apoio da Secretaria Municipal Cidade Sustentável (Secis), e patrocínio do Centro Universitário Unijorge.

Cerca de 889 quilos de lixo foram recolhidos na manhã de 1º de março, entre a praia da Gamboa e o Porto da Barra, durante realização do projeto Ecosup, que reuniu 150 pessoas no segundo ano de realização da iniciativa.

A ação de marketing sustentável foi executada pelo grupo Flotilha Odoyá – atletas de stand up paddle que treinam no Yacht Clube da Bahia – em parceria com alunos e professores do projeto Remo Sem Fronteiras, que atuam há oito meses na comunidade da Gamboa, assim como alguns mergulhadores do Porto da Barra.

Foto: Fernando Amorim.

650x375_acao-ambiental-lixo-no-mar-mergulhadores_1497408

O evento também contou com apoio da Secretaria Municipal Cidade Sustentável (Secis), e patrocínio do Centro Universitário Unijorge.

De acordo com a administradora Nicole Saback, de 32 anos de idade, e uma das coordenadoras do projeto, o que mais surpreendeu foi o tipo de lixo encontrado no fundo do mar.

“Pensamos que acharíamos latinhas de cerveja, vidros etc, porém fomos surpreendidos ao encontrar objetos grandes, como partes de bicicletas, fogões e geladeiras. Infelizmente, este ano não houve tanta redução do lixo como esperávamos que fosse acontecer.”, constatou Nicole.

Foram encontrados, também, muitos pneus, antenas de TV a cabo, carrinho de bebê, caixas de som, restos de ventilador e sapatos. Em geral, segundo a administradora, o tipo de lixo foi o mesmo retirado do mar na edição de 2014.

“A quantidade de lixo encontrada foi um pouco menos do que a do ano passado, quando foi recolhida 1,5 tonelada de objetos.”, completou a administradora.