O Google revelou que tem planos de oferecer planos de telefonia para celulares e de lançar nos próximos meses, aviões movidos à energia solar que levarão internet para as áreas desconectadas do mundo. “Nós estamos trabalhando duro para criar uma base de conectividade.”, afirmou vice-presidente sênior Sundar Pichai no Mobile World Congress, em Barcelona.
Decorrente do sucesso do serviço Android, vender internet wireless possibilitaria ao Google adicionar mais facilmente os ADS em smartphones e tablets. A empresa também está trabalhando com operadoras de telefonia para “testar limites” de serviço de dados nos Estados Unidos. A iniciativa será feita em uma escala pequena em comparação com o projeto de fibra ótica, de acordo com Pichai.
O projeto do avião solar, chamado de Project Titan, segue o Project Loon, um sistema movido a balões que levam antenas com conexão wireless, e o Project Link, outra iniciativa que ajuda a levar conexão para algumas das quatro bilhões de pessoas que não possuem acesso.
“É o tipo de apelo que nós sempre fizemos com o Google, construir plataformas que fazem uma grande diferença na vida das pessoas.”, disse Pichai. A busca do Google por uma conexão global irá envolver operadoras como Grupo Vodafone e a Telefônica.
Por mais que o Google continue a ser a maior empresa de propaganda on-line do mundo, está sob forte pressão para crescer rapidamente já que Apple, Facebook e Twitter tem acirrado a concorrência. O Google apresentou receita de US$ 14,5 bilhões no quarto trimestre do ano passado, excluindo vendas repassadas para parceiros, o que fez com que os analistas errassem as previsões.
Fonte: Advertsing Age.