Experiência de Marca

Páscoa no ponto de venda. Teremos novidades?

Os produtos de Páscoa, por serem sazonais, devem ter todo um tratamento e estratégia especiais, que quando utilizadas corretamente, são fundamentais para conquistar o consumidor.

Várias pesquisas apontam que o consumidor decide mesmo pela efetivação de uma compra no ponto de venda. Mesmo com todas as facilidades que a “Era da Tecnologia” trouxe, com o e-commerce crescendo a cada dia, com descontos tentadores para quem comprar via internet, promotores dando explicações, ou promovendo a degustação de um determinado produto, ainda tem um grande valor.

Na Páscoa não é diferente. Mesmo não estando entre as principais datas comemorativas que agradam o comércio de uma forma em geral, as marcas fabricantes de chocolate aproveitam o momento para conquistar mais clientes.

Fotos: Divulgação.

pascoa no ponto de venda

No entanto, entra ano e sai ano, e, inovação nesse período ainda continua faltando. Nos pontos de venda nada de novo, exceto a variação nos preços dos chocolates que estão cada vez mais “salgados”, fazendo com que a Páscoa não ganhe destaque em termos de ativação de marca.

Os produtos de Páscoa, por serem sazonais, devem ter todo um tratamento e estratégia especiais, que quando utilizadas corretamente, são fundamentais para conquistar o consumidor.

O público-alvo das marcas nessa data é, sem dúvida nenhuma, o infantil. Em função disso, a inovação para a a Páscoa fica por conta dos ovos, que cada vez mais estão recheados de brindes.

Nos pontos de venda o que se vê são ilhas e mais ilhas recheadas de chocolates, alguns ganhando destaque pelo tamanho dos ovos ou por algum brinde especial. Algumas marcas trouxeram alguma novidade para a Páscoa 2015, porém, não investiram em ativações no PDV.

Com a assinatura “Páscoa Mágica”, a Arcor, por exemplo, traz a magia deste período com ovos que atendem todos os gostos. A ativação estrelada pela Tortuguita, personagem número 1 em vendas no segmento de ovos infantis, ganha destaque com um portfólio repleto de novidades.

Para os adultos, a empresa aposta em marcas próprias e lança o ovo Bon o Bon com recheio de beijinho, o mais querido pelos brasileiros. Outra novidade é o ovo de Páscoa Arcor 70% Amargo com sabor intenso de cacau.

arcor bon o bon

A Kopenhagen, com 87 anos de tradição, traz 70 ovos e itens exclusivos para tornar, uma das épocas mais tradicionais e importantes do ano, “Sem Igual”.

Atenta aos detalhes e a qualidade de seus produtos, a Kopenhagen apresenta itens únicos e reedições inesquecíveis. São 17 repaginações e 17 lançamentos, entre eles, ovos, kits e produtos temáticos. Mais do que opções de sobremesa, os produtos são ideais para presentear amigos e familiares.

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A Hasbro apresenta surpresas divertidas para os pequenos se deliciarem nessa Páscoa. Em parceria com a Chocolates Brasil Cacau, chega ao mercado o ovo de Páscoa de My Little Pony Equestria Girls de 200g que vem com uma maleta personalizada com as personagens para as meninas guardarem tudo o que quiserem.

Para os meninos, as novidades são os ovos de Transformers de 200g que vêm com um jogo de cartas temático e jogo da memória.

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Inovação Fora do Ponto de Venda

Quem optou por ir além das ilhas nos pontos de venda, foi a Nestlé. Em uma parceria com a 99Táxis, a marca realizou uma ação de live marketing nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE), na qual um carro com grandes orelhas e nariz rosa, guiado por um motorista vestido à moda antiga, de quepe e terno, pêde ser visto circulando pelas ruas das cidades.

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Para incrementar as vendas de ovos de chocolate na Páscoa, a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) lançou o quiz “Se você fosse um Ovo de Páscoa, de que tipo seria?”. 

Após responder algumas perguntas no aplicativo, disponível na página da Turma do Chocolate no Facebook, o usuário descobre se é um ovo ao leite, meio amargo, entre outros.

Shopping Center

Quem sabe tirar proveito das datas comemorativas são os shopping centers. Eles não perdem uma oportunidade sequer quando o assunto é fidelizar o público e conquistar novos.

Na Páscoa não está sendo diferente. De Norte a Sul do País eles continuam criando ações de marketing promocional para agradar os seus clientes. Destaque para “Alice no País das Maravilhas”, no Grand Plaza Shopping.

Inédito no Grande ABC e com uma cenografia que reúne colorido, beleza e encantamento, o projeto permite à garotada se divertir numa série de oficinas, com atividades relacionadas diretamente ao universo que compõe a história e conduz o público a uma viagem fantástica ao País das Maravilhas.

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Outro que soube aproveitar bem a data comemorativa e também o modismo dos food trucks foi o Pátio Higienópolis, em São Paulo.

“Com esta atividade de Páscoa, nosso objetivo é proporcionar às crianças e famílias que frequentam o Pátio Higienópolis um cenário que integre tanto as brincadeiras típicas de uma praça como antigamente, com os modernos food trucks, que despertam o interesse de todos.”, afirma Carolina Romanini, gerente de Marketing do Pátio Higienópolis.

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As datas comemorativas são sempre muito esperadas, tanto pelo comércio quanto pelas marcas. Elas são ideais para o aumento das vendas. Porém, se nada de novo acontecer, fica impossível fidelizar clientes, conquistar novos e manter a marca em destaque.

Não há receita pronta para as datas comemorativas. Há pontos a observar que variam de acordo com comportamentos regionais e culturais dos consumidores. Ficar atento a esse fato é também fundamental para se ter sucesso.

De qualquer forma, uma coisa é certa: investir em ações inteligentes no PDV, cativar o consumidor, dar a ele a oportunidade de conhecer e experimentar seu produto são fatores primordiais para se alcançar o sucesso.

O Brasil passa por uma grave crise econômica. Este é um momento em que ativações têm de ganhar um peso maior, afinal, quanto mais uma marca aparecer, maiores são as suas chances de enfrentar essa crise. Mas, com mesmice, não se chega a lugar algum.