Experiência de Marca

Surpresas nas ativações do Lollapalooza

As agências especializadas deram um show de ativação durante o Lollapalooza 2015. Nem a chuva que castigou São Paulo no último dia do evento tirou o brilho das ações de live marketing. E a Adidas protagonizou ação inédita no encerramento do festival.Confira!

O final de semana foi movimentado no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, com a realização de mais uma edição do Lollapalooza Brasil. Mesmo antes da divulgação oficial de público pagante no último dia do evento (29/03), a sensação foi de que havia menos pessoas do que nas edições anteriores.

De um total de 80 mil pessoas esperadas para cada dia de realização do evento, o sábado contabilizou apenas 66 mil. No domingo (29/03), os cambistas vendiam ingressos por valores menores do que nas bilheterias. Seria um sinal de que a crise chegou aos eventos? Só o tempo dirá.

Foto: Rafael Arbex.

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O valor das bebidas foi outro ponto que assustou quem foi ao Lollapalooza. Enquanto circulavam de um lado para outro, os jovens lamentavam terem gasto toda a reserva de dinheiro que levaram em apenas duas cervejas. Elas estavam sendo vendidas a R$ 10,00 a unidade.

O público que compareceu ao Lollapalooza no domingo foi bem menor do que o de sábado.
O público que compareceu ao Lollapalooza no domingo foi bem menor do que o de sábado.

 Ativação de Marca – Adidas Rouba a Cena no Final do Festival

Eventos do porte do Lollapalooza precisam de marcas parceiras para garantirem o seu sucesso. Nessa edição, o Lolla contou com o patrocínio de AXE, Skol, C&A, Sempre Livre, Pepsi, Chevrolet/Onix, Fusion Energy Drink, e, para destacá-las, cerca de 30 agências especializadas estiveram envolvidas na produção e criação das ações de live marketing, entre elas Gael, F/Nazca, BFerraz, Case, Netza e DM9DDB.

Na última noite do evento, uma outra marca fora desta lista protagonizou uma ativação que ainda não tinha sido vista no País. O início do show de Pharrell Willians descortinou uma ação da Adidas Farm.

O astro inglês, banda, dançarinas e backing vocal protagonizaram uma espécie de desfile de moda durante toda a apresentação, fazendo a marca bombar nas redes sociais onde, simultaneamente, postagens patrocinadas da Adidas ofereciam as peças exibidas no palco.

Imagens: Reprodução Multishow.

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Pharrell and crew protagonizaram uma ativação de marca inédita para Adidas…

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adidas 3…que ativou simultaneamente venda das peças nas redes sociais gerando milhares de comentários.

adidas farm

Além do show da Adidas, o festival de ativações foi intenso e durante todo o final de semana as marcas receberam milhares de fãs nos seus espaços oferecendo diversos formatos para entretenimento.

Inspirado nos antigos parques de diversão, o espaço da Skol trouxe shows e a cerveja especial Skol Stage, criada especialmente para o festival.

A experiência ficou eternizada com o “Posterize”, um miniestúdio que permitiu tirar retratos e transformá-los em pôster personalizado e tipografado por designers. Para completar, a primeira fábrica de vinil da história do Lolla, para gravar hits de bandas que já tocaram no festival e artistas do selo Skol Music.

Foto: Divulgação.

skol no lollapalooza 2015

A adrenalina foi a tônica do espaço da Chevrolet, que teve a cenografia sob o comando da M|Checon, e que contou também com uma montanha-russa. Também foi possível assistir a um live painting do grafiteiro Elvis Mourão. Para testar a sorte, era só girar a chave do carro. Se ligasse, o sortudo assistia ao show da sua banda preferida bem de perto.

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Foto: Divulgação/Chevrolet.

chevrolet-montanha-russa-lolaA galera também pôde curtir as estações de maquiagem e tatuagem temporária. Promovido pela Chevrolet, o espetáculo “Fuerza Bruta” mostrou sua performance em primeira mão para o público.

chevrolet onix no lollapalooza

A barbearia da AXE, com decoração retrô, dentro do Espaço Sempre Livre, garantiu o capricho no visual, da barba ao cabelo. Embalagens gigantes de AXE espalhadas pelo autódromo garantiram a melhor visualização dos shows e uma selfie com vista privilegiada.

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No Espaço Sempre Livre também foi possível ter alguns momentos de descontração curtindo um joguinho de pebolim...
No Espaço Sempre Livre também foi possível ter alguns momentos de descontração curtindo um joguinho de pebolim…
...Com o Frontman Giant Poster, a galera se transforma em um pôster do festival. É só se posicionar para a foto em um grande painel e levar para casa uma lembrança desse momento.
… e com o Frontman Giant Poster, a galera se transformou em um pôster do festival. Era só se posicionar para a foto em um grande painel e levar para casa uma lembrança desse momento.

A Pepsi também esteve presente e contou com a agência Gael para realizar suas ações de live marketing. O palco Pepsi Live Sound recebeu grandes estrelas do Lollapalooza Brasil.

Fotos: Divulgação.

pepsi lollapalooza gael 1

pepsi lollapalooza gaelO Lollapalooza 2015 foi a primeira oportunidade que os fãs de música tiveram de vivenciar o novo conceito do Fusion Energy Drink: o Feel Like a DJ. Criada pela BFerraz, a ação de live marketing convidou o consumidor a se sentir como um DJ e tornar-se um agente da noite.

Fotos: Reprodução.

fusion energy drink no lollapalooza 1No Fusion DJ Studio o público pôde ter a real sensação do que é ser um DJ de verdade: aquele que agita os amigos, indica qual é a boa do final de semana e que faz a noite acontecer.

fusion energy drink no lollapalooza 2No lounge principal, o público pôde comandar as pick-ups e aprender a mixar músicas com os instrutores da escola DJ Ban. Após a mixagem, o participante dava um nome à sua criação e podia postar o hit em seu perfil no Facebook.

fusion energy drink no lollapalooza 3A Netza foi a responsável pelas ativações da C&A no evento, que levou para a edição 2015 do Lollapalooza Brasil seu Fashion Truck para apresentar a coleção Jeans e Malhas, que tem como inspiração os grandes festivais de música.

c&a netza lolla 1O público teve acesso à nova coleção e pôde comprar os produtos pelo e-commerce, com os tablets e um painel interativo que estiveram disponíveis no ambiente, e a entrega será realizada na casa de cada comprador.

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 Contratempos

Em um evento ao vivo, nem tudo são flores, e, agradar a todos é uma tarefa praticamente impossível. No Lollapalooza 2015 não foi diferente.

Teve quem reclamou dos altos preços cobrados por bebidas e alimentos; das grandes filas formadas para curtir os espaços das marcas; do barro que se formou perto do palco no último dia do evento (a chuva deu o ar da sua graça durante todo o domingo em São Paulo), enfim, problemas que só quem faz ao vivo sabe que pode acontecer.

Mas, em um balanço geral, pode-se dizer que o evento foi um sucesso, tanto na parte dos shows musicais apresentados quanto nas ações de live marketing realizadas pelas marcas patrocinadoras.