Experiência de Marca

Manaus terá rodadas duplas no Rio 2016

Nos dias 4 e 7 de agosto, a Arena da Amazônia receberá quatro jogos do torneio masculino, e, no dia 9, dois do feminino. A definição dos confrontos, e, consequentemente das seleções, só sairá em março do ano que vem, quando acontece o sorteio das chaves.

A Arena da Amazônia vai receber três rodadas duplas da primeira fase do torneio olímpico de futebol das Olimpíadas Rio 2016. Serão, no total, seis jogos realizados na Capital amazonense – dois por dia.

Nos dias 4 e 7 de agosto o estádio receberá quatro jogos do torneio masculino, e, no dia 9, dois do feminino. A definição dos confrontos, e, consequentemente das seleções, só sairá em março do ano que vem, quando acontece o sorteio das chaves.

As informações foram confirmadas pelo diretor-presidente da Fundação Vila Olímpica (FVO), Aly Almeida, que aguarda para o dia 14 de abril, a reunião com o Comitê Rio 2016 para tratar das questões operacionais envolvendo os jogos do torneio olímpico de futebol em Manaus.

Foto: Roberto Carlos.
A Arena da Amazônia irá receber um total de seis jogos no Rio 2016.
A Arena da Amazônia irá receber um total de seis jogos no Rio 2016.

Quem virá a Manaus para a reunião com os órgãos do Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus é o diretor-executivo de operações do comitê, general Marco Aurélio Costa Vieira.

Do ponto de vista operacional, Aly Almeida garante que Manaus está preparada para realizar os jogos, levando em consideração a experiência bem-sucedida na Copa de 14, ocasião em que a cidade foi considerada pela Fifa uma das melhores sedes em termos de organização e segurança.

Estrutura Amazonense

Segundo o diretor-presidente da FVO, a estrutura da Arena da Amazônia e dos prédios existentes em seu entorno será uma grande vantagem em termos de redução de custos para o Governo do Amazonas.

A ideia é usar espaços como o Centro de Convenções Vasco Vasques, e, assim, gastar o mínimo possível com as estruturas temporárias que servem de apoio para as equipes de serviços que vão atuar durante os jogos.

“Diferente das outras arenas que serão utilizadas nos jogos das Olimpíadas, a nossa tem espaços em seu entorno que podem ser utilizados, como o Sambódromo e o Vasco Vasques, que não foram usados na Copa porque estavam em obras, além da Arena Amadeu Teixeira e a Vila Olímpica, que foram usadas pelo Exército naquela ocasião. Vamos oferecer esta alternativa e gastar o mínimo possível com estruturas que depois terão que ser desmontadas.”, observou Aly Almeida.

Quanto à ‘capacidade’ da Arena da Amazônia para receber três rodadas duplas em uma semana, Aly Almeida passa tranquilidade.

“Temos, por exemplo, quatro vestiários, que podem ser utilizados simultaneamente pelas quatro equipes que jogam na rodada dupla. Em relação ao gramado, vamos fazer testes. A ideia é realizar um torneio quadrangular possivelmente com a Seleção Brasileira Feminina ainda este ano.”, revelou.

Outras Instalações

Para o treinamento das seleções, devem ser usados os estádios da Colina e Carlos Zamith, construídos para serem Centros Oficiais de Treinamento na Copa, além do estádio do Osvaldo Frota, na Zona Norte de Manaus, que deverá ser inaugurado em breve pelo Governo do Amazonas. O Sesi, estádio do Clube do Trabalhador também é cogitado.

A expectativa é que a cidade tenha uma movimentação maior do que a Copa com a presença das seleções. A previsão é de que elas comecem a chegar com antecedência de dez dias, antes do dia 4 de agosto para treinar e se aclimatar. Somente na hotelaria, foram solicitados 320 apartamentos pelo Comitê Olímpico para as seleções e delegações.

Horário dos Jogos

Outro assunto que deverá ser abordado com o Comitê Olímpico é o horário dos jogos, que estão marcados para 12h e 15h.

“Vamos sugerir a mudança, pois realizar partida de futebol em agosto, considerado um dos meses mais quentes em Manaus, não será nada agradável nem para os atletas nem para a torcida.”, observa Aly Almeida, ao lembrar que na Copa também houve mudança de horário das partidas em Manaus em função do calor.

Ingressos

A inscrição para a compra de ingressos para as Olimpíadas 2016 já iniciaram no endereço on-line. A solicitação para os ingressos que serão vendidos nesta primeira fase pode ser feita até o dia 30 de abril.

Os interessados entram no site e escolhem a modalidade e os jogos desejados e aguardam a confirmação da compra que será feita por meio de sorteio marcado para o mês de junho. A próxima fase de vendas só acontecerá em outubro.