Experiência de Marca

Shopping: como ser diferente quando todos são iguais?

Com crescimento de 10,1% em 2014, os shoppings atraíram público de 431 milhões de pessoas por mês, o que significa que o brasileiro, neste período, frequentou este tipo de estabelecimento pelo menos duas vezes por mês.

Segundo dados da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), o Brasil tem hoje 527 shoppings espalhados em todo o território. Todas as Capitais brasileiras possuem um shopping.

Com crescimento de 10,1% em 2014, os shoppings atraíram público de 431 milhões de pessoas por mês, o que significa que o brasileiro, neste período, frequentou este tipo de estabelecimento pelo menos duas vezes por mês.

Com tantas opções, o que diferencia hoje um shopping de outro? Em um mundo onde grandes marcas são onipresentes e não podem faltar em nenhum empreendimento, os centros de compras estão cada vez mais iguais.

Foto: Reprodução/Google.

Villach_Atrio_Shopping_Center

Para se destacar em um mercado grande e cada vez mais concorrido, os eventos no mall estão ganhando força como uma ferramenta de marketing e comunicação com o público frequentador.

Os eventos são uma forma do shopping levar produtos de entretenimento familiar, destacando-se com opções diferentes das habituais que já possui.

“O shopping tem que ter algo que faça o cliente perceber essa diferença de um para outro, e, assim, cada vez mais negócios nas áreas de entretenimento familiar e cultura ganham espaços. Eventos com conteúdo estão crescendo e deixando de ser só mais uma operação dentro do shopping.”, declara Tom Abrão, sócio de uma empresa especializada em shopping center.

Já para Andrea Bigaiski, produtora-executiva, há mais argumentos que comprovam que o entretenimento familiar nos eventos de mall está crescendo: “Há muitas pesquisas que mostram que a família vai para o shopping por várias opções e nem sempre a compra é a principal delas.”

A busca por atividades em que todos possam participar está cada vez mais comum. Cinemas, lojas de games ou espaços infantis também já não são mais novidades ou fatores determinantes para esse passeio, já que em muitos casos esses locais não estão preparados para receber toda a família ou nem fazem questão disso.

A Diferença Pode Gerar Receita

Há outro segmento de eventos que também pode ser uma opção de levar mais público para o empreendimento e ser também considerado diferencial em meio à concorrência: os eventos de negócios.

Os eventos de negócios são uma oportunidade para o departamento de Marketing e Mídia que podem aproveitar a considerável taxa de vacância nos novos empreendimentos e usar de forma criativa, gerando negócios e receitas.

Para Alexander Baer, professor da FGV, palestrante e coaching, “Uma organização pode se destacar de seus competidores diferenciando seus produtos/serviços ou a maneira como os produtos/serviços são entregues aos clientes.”

Há também o outro lado: as marcas que compram espaços dentro dos shoppings para fazerem suas ações promocionais muitas vezes não sabem o que fazer e acabam fazendo o mesmo: quiosque, vendedor e distribuição de brindes.

Fonte: R7.