Pela primeira vez em Minas Gerais, a mostra itinerante Senna Emotion, sobre a trajetória pessoal e profissional do tricampeão mundial de Fórmula 1, estará aberta ao público no BH Shopping a partir do dia 18 de junho e segue até 19 de julho.
Com cerca de 330 metros quadrados, a exposição trará pela primeira vez a chance do público mineiro de conferir de perto itens originais do acervo da família.
A Senna Emotion está dividida em três áreas temáticas: Valores de um Campeão, O Mito da Fórmula 1 e Ayrton Senna do Brasil. Pelas etapas, o público será convidado a mergulhar numa viagem repleta de experiências multissensoriais, que teve grande repercussão entre os fãs na estreia da mostra, em maio no Rio de Janeiro.
“Para o BH Shopping, é um grande orgulho receber uma mostra que reúne objetos e itens que ajudaram a construir a história de um grande homem; certamente teremos sucesso de público.” destaca o superintendente do BH Shopping, Durleno Rezende.
De acordo com Bianca Senna, diretora de Branding do Instituto Ayrton Senna e sobrinha do tricampeão, a exposição reúne parte valiosa da memória da carreira de um dos maiores pilotos de F1. “As atrações são bem interativas, proporcionam uma experiência lúdica aos fãs e informação para gerações mais novas que não acompanharam a trajetória do Ayrton.” afirma.
Toda a mostra é inspirada na lógica dos ambientes inteligentes, que possuem forte capacidade de criar empatia com o público. “A linguagem interativa é interessante para exposições temáticas, de modo que as informações transmitidas através da experiência sejam mais atraentes, divertidas e mais bem compreendidas pelo público.” afirma Karina Israel, diretora-executiva da YDreams Brasil, empresa responsável pela produção da mostra.
Foto: Divulgação.
Na primeira exposição ao público, uma das áreas que mais fez sucesso foi justamente a experiência interativa com óculos de realidade “aumentada”. Nesta sala, é possível experimentar uma solução interativa e inédita: com um óculos de realidade virtual, o visitante é convidado a sentar na posição do piloto e acompanhar o campeão numa volta na pista de Interlagos, com direito a comentários do ídolo sobre cada ponto do circuito.
“É uma experiência única. A procura foi tão alta no Rio de Janeiro que aumentamos os lugares disponíveis para esta parte da mostra em BH, com mais óculos e cadeiras para que todos possam sentir como é estar em um carro da F-1 e com uma volta narrada pelo Ayrton.” diz Bianca.
Valores de um Campeão
Na área ‘Valores de um Campeão’, os visitantes terão a oportunidade de conhecer um pouco melhor o Ayrton ‘família’. O apoio em casa sempre foi fundamental para o sucesso do campeão. Ainda criança, aos quatro anos de idade, ele recebeu o primeiro kart do pai, e desde então se apaixonou pela velocidade. Com esse incentivo, construiu sua trajetória baseando-se em seus valores, como determinação, perfeição, dedicação, superação e orgulho de ser brasileiro.
Os clientes do BH Shopping poderão ver as imagens da infância e momentos em família, além de ver e fazer fotos junto à réplica do kart do piloto. Um álbum digital e interativo conta histórias com imagens da época, e por fim há uma seleção de miniaturas dos carros de Fórmula 1 e suas escuderias.
Foto: Divulgação.
O Mito da Fórmula 1
Nesta área, o visitante poderá perceber como sua dedicação fez uma brincadeira de criança perpetuar-se em todas as modalidades por que passou. Trata-se de um ambiente imersivo que apresenta o Ayrton Senna como piloto, por meio de uma projeção mapeada na parede.
Em sequência, os visitantes poderão interagir com uma projeção para descobrir, por meio de depoimentos, o que pensavam sobre Senna seus amigos, rivais e profissionais do automobilismo.
Em uma vitrina interativa haverá objetos pessoais que faziam parte do dia a dia do piloto, todos originais e exclusivos da exposição. Por meio de uma tela interativa será possível descobrir detalhes de cada uma das 41 vitórias de Senna, seja nas curvas, nas comunicações do rádio e na vibração em cada comemoração.
No centro da sala será exibido o troféu que é considerado um dos mais importantes da carreira do Ayrton, o troféu do GP do Brasil de 1991, em uma corrida histórica recheada de desafios e emoções. Um vídeo vai relembrar este momento, em que o piloto precisou levar a McLaren até o fim apenas com a sexta marcha.
Foto: Divulgação.
Ayrton Senna do Brasil.
Na última parte da exposição, o visitante poderá ver a relação de amor, admiração e de retribuição ao povo brasileiro. Neste espaço será exibida uma das maiores atrações da exposição: através da tecnologia de vídeo mapping, um carro cenográfico ganha as formas de todas as máquinas que Senna eternizou na Fórmula 1.
Com apenas um toque, o visitante acionará um show audiovisual que simula imagens das quatro escuderias em que correu: Toleman, Lotus, McLaren e Williams. O público também poderá apreciar uma mostra de objetos, dentre eles o capacete com o qual ele foi tricampeão no Circuito de Suzuka, no Japão, em 1991, integrado num ambiente holográfico.
Foto: Fábio Benedicto.
Além de tudo, o visitante ainda poderá, por intermédio de uma solução de realidade aumentada, fazer uma foto com o troféu do GP do Brasil e depois receber em seu e-mail. O documentário “Senna” será exibido na integra num espaço reservado para os fãs. Após a temporada em Belo Horizonte, a mostra segue para Brasília (DF) e Salvador (BA).
Idealizada e desenvolvida pela YDreams Brasil e realizada em parceria com o Instituto Ayrton Senna, a exposição Senna Emotion foi produzida com recursos da Lei Rouanet, por meio do Ministério da Cultura, e conta com o patrocínio oficial de Instituto Unimed-BH, Dunlop, Itaú, Drogaria Pacheco e BH Shopping.