No dia 2 de junho, foi realizada a cerimônia que marcou o início e o andamento das obras de modernização do São Paulo Expo, contando com presença do CEO da Global da GL events, Olivier Ginon; do presidente da GL events Brasil, Arthur Repsold; o diretor-geral do São Paulo Expo, Damien Timpério; além da vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão e o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Na ocasião, também foi anunciada a segunda fase do projeto que prevê a construção de um hotel no local. O São Paulo Expo, nova marca do antigo Imigrantes, será o maior Centro de Exposições do Brasil em área coberta, com 100 mil m². O espaço será dividido em 90 mil m² para a área de exposições e 10 mil m² para o centro de convenções.
Fotos: Ciete Cilvério.
O projeto conta com o maior edifício garagem do Brasil, com 4,5 mil vagas de estacionamento coberto, além de se preocupar com questões sustentáveis como a reutilização de água das chuvas, destinação adequada para resíduos e uso racional de energia.
A GL events prevê a construção de um complexo arquitetônico multifuncional capaz de sediar feiras de negócios e de público, congressos e eventos corporativos nacionais e internacionais, além de eventos culturais e de entretenimentos.
Para prestigiar o evento, estiveram presentes o secretário de planejamento e gestão do Estado de São Paulo, Marcos Monteiro; o secretário de segurança pública do Estado de São Paulo, Alexandre de Moraes; o cônsul geral da França, Damien Loras; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), José Velloso Dias Cardoso e o subprefeito de Jabaquera, Elder Vieira dos Santos.
Em pronunciamento, a vice-prefeita ressaltou a relevância da construção do São Paulo Expo para o desenvolvimento da Capital paulista, hoje o maior centro econômico de finanças da América Latina. Nádia apontou ainda, que atualmente São Paulo perde cerca de 30 eventos de grande porte internacional por ano, por não ter um espaço à altura.
Com a criação do São Paulo Expo, este déficit não vai mais existir. “Todos os nossos esforços vão neste sentido. São Paulo não pode descansar em cima de seus êxitos. Somos o principal destino de negócios da América Latina. O que se faz aqui hoje, é prevendo o que pode vir pela frente.”, apontou.
Já Alckmin afirmou que seu governo realizou todos os esforços para a idealização do São Paulo Expo e que, agora, conta com ótima localização, acesso às principais rodovias do Estado, Rodoanel, metrô Jabaquara, aeroporto de Congonhas e Porto de Santos.
O governador enfatizou como o São Paulo Expo será um espaço importante para potencializar a cidade e o Estado, contribuindo para tornar São Paulo a Capital do turismo de negócios na América Latina.
“Investimento, desenvolvimento, emprego e oportunidade. É uma grande confiança em São Paulo e no Brasil a realização de um empreendimento como este, responsável por trazer ótimos resultados para o nosso estado e o nosso País.”, concluiu.
A modernização do espaço é realizada pela GL Events Brasil, operação brasileira de um dos maiores grupos do setor de eventos no mundo, a francesa GL Events. A concessão será por 30 anos e começou há cerca de um ano com um ousado plano de investimentos de R$ 300 milhões para os primeiros 54 meses.