Após o anúncio de que o Playstation 4 será fabricado no Brasil, o diretor nacional de games da Sony, Anderson Gracias, deu mais detalhes sobre a montagem e o preço do videogame. Segundo ele, “Em relação aos quatro mil reais [preço de lançamento do console em 2013], será significativamente mais barato.”
Na época do lançamento do console no Brasil, há dois anos, Gracias chegou a sugerir que um preço “coerente” seria por volta de dois mil reais, mas indicou que o valor final do console será um pouco mais alto. “Isso era com outro dólar, bem diferente.”, disse.
Considerando que o dólar atualmente circula pela casa dos três reais, podemos imaginar que o PS4 brasileiro chegue por volta dos 3 mil reais.
Em entrevista à Folha de S. Paulo, Gracias afirmou que o novo valor será “competitivo”, e que será revelado “mais próximo ao lançamento”. O PS4 fabricado por aqui chega às lojas em outubro.
Segundo a Sony, o exorbitante preço do console em 2013 levava em conta uma série de impostos. O principal concorrente da plataforma, o Xbox One da Microsoft, chegou por 200 reais. O método de fabricação das duas empresas, porém, foi o principal fator determinante para a discrepância nos preços.
A Microsoft monta o Xbox One no Brasil desde seu lançamento, em 2013, em uma fábrica própria, na Zona Franca de Manaus, onde também é produzido o Xbox 360 e seus smartphones. Já a Sony não vai produzir o PS4 por si, mas sim através da Flextronics, que tem clientes como Apple, HP, Intel e Lenovo.
Desse modo, o PS4 será isento de IPI (imposto sobre produtos industrializados), além de ganhar a redução de tributos prevista no PPB (Processo Produto Básico), que prioriza hardwares e outros itens fabricados na capital amazonense.
Por conta disso, é provável que o PS4 continue custando um pouco mais caro do que o Xbox One, mas nada parecido com o valor do lançamento. Em diversas lojas pelo Brasil, é possível encontrar os dois consoles sendo vendidos por algo em torno de 1 500 reais e 2 500 reais. Esse preço é definido pelos lojistas, e não pela fabricante.