Desenvolvedores de Apple, Google, Microsoft e Mozilla trabalham juntos em um projeto que deve tornar os navegadores de internet até 20 vezes mais rápidos. Chamada WebAssembly, a iniciativa tem a proposta de criar um mecanismo novo para a execução de páginas na web. O projeto ainda está em fase inicial de desenvolvimento.
Atualmente, a linguagem padrão para programação de páginas é a JavaScript, que se baseia em instruções de texto, que possam ser lidas e modificadas por humanos. Com a crescente utilização da web para rodar variados tipos de aplicativos, é um desafio cada vez maior para os navegadores interpretar os comandos ao mesmo tempo em que os executa.
A ideia WebAssembly, ou ‘wasm’, é trocar a JavaScript pelo “bytecode”, linguagem utilizada para programar websites em um código de instruções binárias e compreensível somente por máquinas. Assim, aplicativos rodados via navegador – como jogos, editores de imagem e sistemas operacionais como o Chrome OS – seriam executados com quase o mesmo desempenho de programas instalados no computador.