O Connected Smart Cities envolve empresas, entidades e governos em um evento que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades. Buscar o desenvolvimento compartilhado dos espaços urbanos é uma das preocupações da Campus Party Recife 2015.
O evento recebeu o primeiro Fórum Brasileiro de Cidades Inteligentes e Humanas. A reunião contou com prefeitos de várias cidades brasileiras, e debateu cases de sucesso de todo o mundo. Com isso, espera-se buscar novas formas tecnológicas de gerenciamento de dados e otimização de recursos nos sistemas urbanos.
O Connected Smart Cities compartilha deste objetivo, e foi representado pelo executivo Luis Fernando, que falou sobre o projeto para os presentes na ocasião. “Foi uma oportunidade para falar com um público bastante alinhado com a nossa proposta, e o que mais precisamos é da troca de informações para continuar trabalhando por cidades mais inteligentes no nosso País.”, comentou.
Foto: Divulgação.
O presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farrugi, mostrou-se animado com a discussão e destacou que o Brasil tem uma posição de destaque no cenário das ‘smart cities’. “O Brasil é o único país de fora da União Europeia a integrar o plano de cidades inteligentes. São apenas dez que participam e três delas estão em Pernambuco: Recife, Olinda e Paulista.”, contou.
Connected Smart Cities
O Connected Smart Cities tem início nessa segunda-feira, e mais de 600 pessoas estão inscritas para o Fórum, que terá cerca de 90 palestrantes e mais de 100 prefeituras que estarão no evento entre os dias 3 e 5 de agosto, no Centro de Eventos Pro Magno – Casa Verde, em São Paulo.
Algumas das prefeituras confirmadas são Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Brasília, Vitória, Florianópolis, Porto Alegre, Santos, São José dos Campos, Maringá, Águas de São Pedro, São Caetano do Sul, Goiânia, Fortaleza, Campinas, Recife, Uberlândia, São José do Rio Preto, além de várias outras.
Para o dia de abertura, haverá a presença de prefeitos e representantes das cidades de destaque no Ranking Connected Smart Cities para receber os prêmios.
Entre os confirmados estão os prefeitos Fernando Haddad (São Paulo), Gustavo Fruet (Curitiba), Paulo Nunes Pinheiros (São Caetano do Sul), Luciano Rezende (Vitória), César Souza Junior (Florianópolis), Cássio Magnani Junior (Nova Lima) e Carlos Roberto Pupim (Maringá).