Ballantine's criou um copo de uísque feito para funcionar no espaço, pensando na próxima geração de apreciadores da bebida.
A ideia, baseada no conceito da marca “Stay True”, é que, mesmo em um futuro distante, os consumidores se mantenham autênticos em suas escolhas – inclusive no seu uísque. Nos últimos 188 anos, a marca inovou a forma como a bebida é feita, e, em 2015, está mudando a forma como ela é apreciada, fazendo também uma contribuição genuína para o programa espacial.
A marca incumbiu a criação a um grupo de “empreendedores do espaço” da agência de design Open Space, encabeçada pelo cientista James Parr. Batizado de Ballantine’s Space Glass, o protótipo inaugura uma nova era do turismo espacial, e soluciona o desafio de se beber uísque em um ambiente sem gravidade.
O protótipo foi rigorosamente testado na torre de gravidade zero Zarm, em Bremen, Alemanha, para provar sua funcionalidade em condições similares à realidade fora da Terra.
Segundo James Parr, da Open Space Agency, o protótipo é um divisor de águas para o futuro do uísque. “Nosso desafio era desenvolver um copo que funcionasse nas condições de microgravidade, que é o termo científico para gravidade zero. Era importante que fosse criado um ritual para a forma como você bebe com o Space Glass, alinhado com o que estamos acostumados aqui na Terra – o resultado final é um conjunto de vários rituais, desde a forma como o líquido entra no copo, até o momento de consumir.”, diz ele.
Para a experiência ser completa, Sandy Hyslop, master blender de Ballantine’s, criou também um lote exclusivo de Ballantine’s para ser apreciado no espaço. O blend foi criado com o propósito de reforçar o sabor característico do uísque e reduzir o impacto que a ausência de gravidade tem sobre o paladar. Desta forma, a marca quer garantir que o espírito da bebida permaneça autêntico no futuro.
Para conhecer mais do projeto Ballantine’s Space Glass, acesse o site, que disponibiliza artigos, acervo de imagens, áudio, ilustrações e GIFs que contam a história do projeto.
Como o Space Glass Funciona
Para levar o uísque da garrafa ao copo em ambientes de gravidade zero, foi desenvolvido um mecanismo de carregamento que insere um bico na base do Space Glass. Mantidos juntos por uma forte ligação magnética, a base do copo libera uma rápida pressão para baixo, permitindo a liberação lenta da bebida por meio de uma válvula unidirecional.
Há uma espécie de clipe, ergonomicamente moldado, para dar ao usuário uma experiência parecida como a de beber em um copo normal. Para apreciar a bebida, basta encostar os lábios nesta superfície, enquanto uma abertura escondida libera o aroma.
O design em forma tubular necessita de uma base de comando espiral banhada a ouro rosa e em forma de abóbada para fornecer o ângulo de tensão na superfície que impulsiona o uísque para o clipe.
A base do copo contém um ímã para mantê-lo apoiado em uma superfície enquanto a espaçonave permanece na gravidade zero. A dimensão capilar de 2mm no copo fornece uma boa quantidade da bebida, ao mesmo tempo que mantém uma tensão para facilitar a sucção.