Mídia

Instagram cria novas políticas de uso para proteger as crianças

Empresa também está desenvolvendo inteligência artificial para detectar idade de usuários.

O Instagram divulgou na terça (16) suas novas políticas de uso para garantir um ambiente mais seguro e confortável para toda a comunidade. 

As principais mudanças foram pensadas nas interações entre crianças ou adolescentes e adultos. Agora, a plataforma impediu que adultos mandem mensagens diretas para jovens que não os sigam, e introduziu os alertas de segurança que serão exibidos para adolescentes quando eles entrarem em contato com adultos que tiveram um comportamento potencialmente suspeito.

Confira as últimas novidades sobre digital e tecnologia aqui.

Leia também: Instagram vai facilitar a busca de stories antigos.

A novidade dará aos adolescentes e crianças a opção de reportar ou bloquear instantaneamente os adultos que estiverem entrando em contato. 

O-alerta também serve para lembrar aos jovens usuários que eles não devem se sentir pressionados a responder mensagens e ter cuidado ao compartilhar fotos, vídeos e informações com pessoas que não conhecem.

O Instagram anunciou as novidades, mas não deu detalhes de como o sistema de monitoramento vai funcionar e nem o que considera um “comportamento inadequado”. 

A empresa afirma que a definição pode incluir, por exemplo, enviar muitas mensagens para pessoas com menos de 18 anos de idade.

Para completar, a empresa, que pertence ao Facebook Group, anunciou também que está desenvolvendo um sistema com inteligência artificial e tecnologia de aprendizado autônomo, a fim de detectar a idade de uma pessoa no momento em que ela criar uma conta. 

Oficialmente, o app exige que os usuários tenham 13 anos ou mais, mas é um sistema falho e que pode ser facilmente burlado.