O New York Times vai distribuir a seus assinantes mais de um milhão de dispositivos Google Cardboard no final de semana de 7 e 8 de novembro. A estratégia faz parte do novo NYT VR, projeto de realidade virtual do jornal realizado em parceria com a multinacional de tecnologia.
O Cardboard é um óculos de realidade virtual de baixo custo e simples de ser montado. Feito de papelão (cardboard, em inglês), funciona conjugado a um smartphone.
Assinantes poderão assistir ao filme The Displaced que, segundo comunicado do jornal, “Captura a resiliência de três extraordinárias crianças perdidas entre a guerra, tudo através das lentes da realidade virtual.”.
O documentário acompanha crianças da Síria, Sudão do Sul e Ucrânia e foi realizado em parceria com o diretor Chris Milk. O cineasta fez carreira produzindo clipes de vanguarda para bandas como Arcade Fire e U2 e fundou a empresa Vrse para pesquisar realidade virtual. Por meio de suas experiências, já vinha acompanhado de perto o conflito sírio e outras histórias, como o drama do Ebola na África e campos de refugiados na Jordânia.
“A equipe do New York Times Magazine criou o primeiro material jornalístico crítico e sério usando realidade virtual para jogar luz sobre uma das mais horrendas crises humanitárias de nosso tempo.”, disse o editor-executivo do jornal, Dean Baquet, em comunicado. O jornal desenvolveu a tecnologia com o estúdio IM360 e o aplicativo é compatível com IOS 8 ou superior e Android 4.3 ou superior, podendo ser baixado gratuitamente.
O Google Cardboard também pode ser adquirido à parte e até montado independentemente, seguindo tutoriais do YouTube.