Em maio de 1995, foi ao ar a primeira edição do Siga Bem Caminhoneiro. O programa – produzido pelo Grupo Cobram e que, em pouco tempo, ganharia os corações de milhões de brasileiros –, inaugurou uma linha editorial que, pela primeira vez na TV, colocou o profissional das estradas como protagonista. A atração também seria pioneira no uso “Brand Content” para aproximar grandes marcas deste segmento com o seu público.
Passados mais de 20 anos desde a sua estreia, o programa – que, em 2009, mudou o nome para Brasil Caminhoneiro – tornou-se sucesso consagrado, alcançando média de audiência de sete milhões de telespectadores/mês. E para comemorar estas duas décadas ininterruptas no ar, o Grupo Cobram preparou uma participação especial para a próxima Fenatran, a maior feira de transporte de carga da América Latina, que acontece dos dias 9 a 13 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
A grande novidade será o lançamento de uma plataforma digital pioneira, que coloca de vez o estradeiro como protagonista também na internet. Este é o Portal das Estradas, que reunirá, em única plataforma multimídia: notícias, entretenimento, prestação de serviços (com informações de mercado e cotações de frete), ações socioambientais, reportagens exclusivas, entre muitos outros assuntos de interesse do profissional das estradas.
Nele, estará integrado todo o conteúdo do Grupo Cobram – que, além do programa de TV, possui também os programas de rádio Siga Bem Caminhoneiro (veiculado em mais de 170 emissoras pelo Brasil), projetos itinerantes como a Caravana Siga Bem (que já atendeu a mais de meio milhão de caminhoneiros nos últimos dez anos) e redes sociais.
“O lançamento do portal mostra, mais uma vez, o nosso compromisso com o segmento estradeiro. O Siga Bem Caminhoneiro foi um dos primeiros programas direcionados ao transporte de cargas no Brasil. Em mais de 20 anos, conhecemos cada rincão desse país, mostrando as ‘leis’, as novas tecnologias, os riscos, os costumes e convivendo com pessoa de diferentes culturas. Agora, chegou a vez de o caminhoneiro ter protagonismo também na internet.”, comenta Alexandre Côrte, presidente do Grupo Cobram.
Côrte ressalta ainda que o novo portal tem o objetivo de “extrapolar” os limites do caminhão.
“Queremos ser úteis para todos aqueles que usam a estrada no dia a dia: seja caminhoneiro, motoristas de ônibus, carro ou moto”, acrescenta Côrte.
Museu Multimídia
Com um espaço de quase 400 m², o Grupo Cobram levará ao seu estande a experiência de viajar no tempo relembrando grandes momentos da história do programa e a evolução do transporte rodoviário neste período. O museu do Brasil Caminhoneiro terá um enorme acervo registrados pela equipe ao longo dos últimos 20 anos, com arquivos de áudio, vídeos e fotos, todos disponíveis para os visitantes durante os quatro dias de feira.
“Acreditamos que o nosso programa não apenas registrou o desenvolvimento do setor, mas também contribuiu para isso, especialmente na evolução e conquistas que tiveram os profissionais das estradas nestas duas décadas”, completa o presidente da Cobram.
No espaço, também serão realizados debates com os executivos do setor e os dirigentes das entidades mais representativas do segmento, moderados pelos jornalistas do programa.
E todas estas novidades poderão ser acompanhadas ao vivo pela internet, através do estúdio montado no local, que contará com as presenças dos apresentadores Juliana Nogueira e Alberico Sobreira. O público da feira também poderá assistir in loco a transmissão dos programas de rádio, que terá um mini-auditório para receber a plateia.
Brasil Caminhoneiro – 20 Anos
Patrocinado pela Petrobras, o “Siga Bem”, como era carinhosamente chamado pela turma da boleia, fez história no País. No período em que esteve no ar, o programa percorreu várias vezes todas as regiões do Brasil. E para apresentar aos caminhoneiros brasileiros as histórias vividas pelos parceiros de boleia do exterior, as equipes de reportagem atravessaram fronteiras.
Praticamente todos os países da América do Sul foram visitados pelo programa, que também percorreu as estradas da Europa e os Estados Unidos para mostrar super-máquinas, além de costumes, histórias e lições de trânsito. As matérias foram transmitidas inclusive para o Japão!
Se o programa apresenta os desafios do País, traz ainda análises e sugestões para solucioná-los, com entrevistas e debates levados para o público-alvo.
Negócios e Entretenimento
Ao longo desses 20 anos, o Brasil Caminhoneiro foi uma vitrina para o mundo dos negócios, com lançamentos de peças e produtos, novas máquinas, testes, tendências de mercado e reportagens que mostram toda a logística necessária para a distribuição de cargas no país.
Outra importante função do programa foi abrir espaço para os artistas apresentarem seus novos trabalhos e relembrarem antigos sucessos. As conversas informais e recheadas de muita música são uma forma de aproximar os artistas dos caminhoneiros, público fiel das modas de viola e músicas sertanejas.
Ações Sociais
De olho na realidade do País, o programa também aborda assuntos da atualidade como segurança viária, meio ambiente, exploração sexual de crianças e adolescentes e violência contra as mulheres. Destaque para o projeto Caravana Siga Bem, lançado em 2004 em parceria com a Petrobras e que, desde então, percorreu centenas de cidades do Brasil, levando serviços, entretenimento, informação e cultura. O projeto já atendeu a meio milhão de pessoas e teve também o apoio de grandes empresas do setor automobilístico e organizações sociais.