No dia 07 de dezembro, na sua conferência internacional em São Paulo, o What Design Can Do! anunciou um desafio de design global destinado a melhorar a vida de famílias de refugiados em áreas urbanas. Designers, artistas e solucionadores criativos de problemas de todo o mundo são convidados a participar.
O projeto terá início no começo de 2016 e será concluído com a premiação de fundos para dar suporte às ideias vencedoras.
Intitulado "What Design Can Do for Refugees", o desafio tem parceria da Fundação Ikea e apoio da Comissão das Nações Unidas para Refudiados (UNHCR), bem como das fundações Dutch funds Doen Foundation e Art of Impact.
O projeto vai engajar criativos e fomentar a colaboração com refugiados para identificar problemas, criar e testar soluções em forma de serviços, produtos e/ou tecnologias.
Após um convite aberto e feedback do público, um júri internacional de experts vai selecionar cinco ideias de planos viáveis e prontos para implementação e desenvolvimento.
Um Desafio Global Muito Grande Para Governos e ONG's
As imagens de refugiados que tentam chegar às Costas da Europa em busca de segurança e um futuro melhor têm tocado o mundo. Cenas angustiantes similares também ocorrem em outros lugares e nos obrigam a tomar medidas.
Mas a vontade de ajudar é mesclada com a preocupação do impacto da imigração em massa. Mais da metade dos 60 milhões de refugiados no mundo e as pessoas deslocadas vivem em regiões urbanas e esse número tende a aumentar. Soluções duradouras são necessárias para melhorar habitação, saúde, educação e muitas outras áreas.
Esses problemas são muito complexos para governos e organizações humanitárias resolverem sozinhos. Precisamos de soluções corajosas e inovadoras.
O que designers e outros criativos podem fazer? Essa é a questão central por trás do desafio global: What Design Can Do for Refugees. E é por isso que UNHCR, Fundação Ikea e What Design Can Do! não somente vão reunir seus conhecimentos e seus recursos, mas também fazem um apelo à comunidade criativa global para fazer a diferença.
Antes do lançamento oficial no começo de 2016, participantes podem fazer uma pré-inscrição no site.