Em Cuiabá para o anúncio da ampliação do programa "Um por todos e Todos por Um" nas escolas estaduais e municipais, o cartunista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, foi homenageado no dia 8 de dezembro, no Palácio Paiaguás, sede do governo estadual.
Aos 80 anos de idade, o escritor recebeu a Comenda Senador Filinto Müller e os títulos de cidadão mato-grossense e cuiabano.
Foto: Mayke Toscano.
O cartunista visitou a Capital para o lançamento da ampliação do programa "Um por todos e Todos por Um", que utilizará quase R$ 500 mil recuperados na operação Ararath (que atua contra crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e desvio de verba pública desde 2013) para a qualificação de professores e confecção de cartilhas para atingir até 100 mil crianças do ensino público fundamental com lições sobre cidadania, democracia, ética e outros valores.
O material didático utiliza os personagens da Turma da Mônica em histórias em quadrinhos e exercícios variados.
No ato de lançamento do programa, o cartunista recebeu do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), a comenda Senador Filinto Müller, bem como o título de cidadão mato-grossense. Uma homenagem semelhante foi prestada pela Câmara Municipal de Cuiabá, com a entrega do título de cidadão cuiabano ao escritor por parte do vereador Maurélio Ribeiro (PSDB).
O secretário-chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Paulo Taques, homenageou Maurício de Sousa comparando as qualidades que o estado deve ter no combate à corrupção com características conhecidas de alguns personagens, como a força da Mônica, a sabedoria do dinossauro Horácio e a sinceridade de Chico Bento.
Já o criador dos personagens se disse entusiasmado com o projeto ampliado em Mato Grosso, do qual já vinha participando em outros 19 municípios, e afirmou esperar que ele ajude na formação de cidadãos brasileiros "de primeira classe".