Sabe aquele dia quando você sai de casa e esquece o fone de ouvido ou o livro e entra em desespero por ter que enfrentar horas no transporte público sem uma distração sequer?
Se você é fã de leitura e gosta de ter o livro como companhia, conheça o projeto Leitura no Vagão que pretende levar cultura e distração para os usuários do metrô.
Fotos: Divulgação.
O projeto consiste em deixar livros aleatoriamente nos vagões do metrô, podendo ser levados para casa, e, após o término da leitura, serem devolvidos para que outras pessoas tenham a oportunidade de ler.
O projeto também divulga gratuitamente os livros de novos autores, realiza sorteio de livros e faz entrevistas com escritores consagrados.
A ideia central é estimular a leitura, conscientizar as pessoas do exagerado uso dos smartphones e compartilhar, por meio da #leituranovagao, o conhecimento adquirido com o livro.
Se você gostou da ideia e quer colaborar, há diversas formas:
1. Arrecadando e doando livros;
2. Espalhando seus livros – basta solicitar o material impresso que será enviado via correio, montar e deixar o seu livro em qualquer vagão;
3. Participando do “Leitura no Vagão Especial”, ações coletivas de distribuição de livros no metrô, a equipe de voluntários entra nos vagões quando o trem fica totalmente vazio e deixa os livros nos assentos, quando ele retorna para a plataforma, as pessoas se deparam com um vagão repleto de livros, surpresas e felizes com um presente tão especial e inesperado.
A próxima ação será no dia 16/12/15 às 20h na estação Barra Funda. Para participar escreva para [email protected] e o Fernando Tremonti, idealizador do projeto, passará as instruções sobre como se juntar à equipe. O projeto também acontece em outras cidades do Brasil e do mundo.