Grande parte das startups de tecnologia que hoje tenta ganhar espaço no mercado baseia seus negócios no desenvolvimento de aplicativos para smartphones e tablets.
Esse mercado, que tem crescido cada vez mais, é muito influenciado pela maneira que as pessoas interagem com seus aparelhos. Esse comportamento costuma mudar constantemente a cada inovação tecnológica que é lançada.
Por conta disso, a Flurry Analytics, companhia ligada ao grupo Yahoo! que monitora mensalmente aplicativos instalados em mais de 2,1 bilhões de aparelhos no mundo todo, publicou um balanço sobre o mercado mobile em 2015. Segundo a empresa, no ano passado as pessoas ficaram 58% de tempo a mais usando aplicativos, em comparação com 2014.
Com exceção da categoria de games, cujo tempo médio de sessão caiu 1%, todas as outras categorias da pesquisa apresentaram valores positivos, com destaque para a de aplicativos de personalização — como teclados de emojis ou apps de fundo de tela — que cresceu 332% em relação ao ano passado.
A categoria de Notícias e Revistas, que ficou em segundo lugar, também chamou a atenção por seu crescimento de 135%.
O relatório da pesquisa aponta que esse aumento no consumo de conteúdo em smartphones pode estar relacionado ao maior tamanho de tela com que os aparelhos foram lançados nos últimos anos.
As demais categorias da pesquisa tiverem o seguinte desempenho: Utilidade e Produtividade (125%), Estilo de vida e Compras (81%), Viagens e Navegação (54%), Esportes (53%), Saúde e Boa forma (52%), Mensagens e Rede Social (51%), Música e Entretenimento (21%).