Representantes de todos os estados brasileiros e de pelo menos oito países da América do Sul participam, a partir desta quarta-feira (15), da 11ª edição do Festival Internacional de Turismo das Cataratas, em Foz do Iguaçu. Este ano, houve um recorde de 46 caravanas de agentes de viagens, das quais três procedentes do Paraguai e cinco da Argentina. Houve também um aumento no número de estandes da Feira de Turismo e Negócios, que já é a quarta maior do Brasil. Os 207 estandes serão ocupados por mais de 600 marcas de empresas, destinos e atrativos.
O evento prossegue até sexta-feira (17). Nos três dias são esperadas mais de 6 mil pessoas, entre agentes de viagens, operadores, hoteleiros e outros fornecedores e profissionais de turismo, além de estudantes e professores da área.
O diretor-executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), Marcio Favilla de Paula, e autoridades do Brasil, Paraguai e Argentina estarão na solenidade de abertura do Festival, às 20h desta quarta-feira, no Rafain Palace Hotel & Convention. A Itaipu Binacional é patrocinadora máster do Festival de Turismo, que conta também com apoio da Fecomércio, Sebrae, Ministério do Turismo, governo do Estado e Prefeitura de Foz do Iguaçu.
Novidades
Entre as novidades desta edição está o 1º Salão Brasileiro de Turismo Termal & SPA, que marca a primeira grande investida de Foz do Iguaçu para se firmar também como destino termal. Num espaço de quase mil metros quadrados, os estandes serão ocupados por destinos termais e fabricantes de equipamentos para SPAs.
Durante o Salão, será apresentada a 16ª Feira Internacional de Turismo Termal – Termatalia, que ocorrerá entre 29 de setembro e 1º de outubro, no México. Como a de 2017 já está confirmada para Ourense (Espanha), origem da feira, Foz do Iguaçu é forte candidata a sediar a edição de 2018.
Outra atração que deverá agradar os participantes do Festival de Turismo das Cataratas é o 1º Salão do Vinho Argentino, com estandes para exposição de 17 renomadas bodegas (vinícolas) do país vizinho. Ali poderão ser degustados diversos tipos de vinho, sob orientação de especialistas, e apreciados alguns pratos típicos da culinária argentina.
Também estreia este ano o Salão de Turismo de Compras, que reunirá lojas de Ciudad del Este, no Paraguai, e Puerto Iguazú, na Argentina, além de marcas internacionais famosas à venda no comércio dos dois países vizinhos. O turismo de compras é um dos grandes atrativos do Destino Iguaçu.