Começam nesta quinta-feira (16) e seguem até domingo (19) as atividades planejadas para o II Salão M.I.C.E, encontro que integra a ampla programação do 11º Festival Internacional de Turismo das Cataratas (FIT), em Foz do Iguaçu. Um dos objetivos do Salão M.I.C.E, que será realizado no Recanto Cataratas Resort, é projetar os destinos de Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Ponta Grossa como opções para o Turismo de Negócios e Eventos, conhecido como Turismo MICE (do inglês Meetings, Incentives, Conferences, and Exhibitions).
De acordo com o coordenador Estadual de Turismo do Sebrae/PR, Aldo Cesar Carvalho, a experiência da primeira edição do encontro, no FIT do ano passado, foi muito positiva e, assim, manteve-se o modelo de atividades inserindo-se melhorias. “A ação, em 2015, já trouxe resultados concretos que esperamos ser ainda melhores nesta edição, especialmente planejada para quem detém a decisão de escolha pelo destino do evento itinerante. A ideia é promover um tipo de ‘viagem de familiarização’ em Foz do Iguaçu e a possibilidade de conhecer outros destinos de Turismo MICE no Estado”, contextualiza.
Segundo o consultor do Sebrae/PR em Foz do Iguaçu, Edinardo Aguiar, a primeira atividade programada para o encontro será o site inspection, ou visita de inspeção, na qual os representantes das entidades que realizam eventos itinerantes em todo o país têm a oportunidade de conhecer estruturas da cidade. “É um momento muito importante de apresentação e, neste ano, são os próprios presidentes, executivos, diretores das instituições que conhecerão os espaços que podem ser alocados aos seus eventos”, comenta.
A visitação começa às 9 horas e vai passar por oito hotéis e centros de eventos com capacidade para atender eventos de médio e grande porte, finalizando com um jantar no Wish Golf Resort Convention. Já no dia seguinte (17), a programação começa com uma reunião para avaliação dos equipamentos visitados. “Neste momento, há o feedback dos visitantes para o Sebrae/PR e ICVB. É deste contato que se que gera subsídios para a melhoria dos espaços e, até mesmo, do modelo do site inspection”, explica Edinardo Aguiar.
Programação técnica
Nesta edição do Salão MICE, a programação técnica foi intensificada. A primeira palestra inicia às 9 horas de sexta-feira (17) sobre o “Futuro dos Eventos”, com Juarez Carvalho. Ainda pela manhã, dois painéis serão apresentados, um sobre “Marketing Digital em Eventos”, sob o comando de Eduardo Pezzi, às 10h50; e “Processos Inovadores”, com Vanessa Martin, às 11h40. Após o almoço, os participantes seguem ao Rafain Palace Hotel, local onde acontece a maior parte da programação do FIT para conhecer a feira.
A partir das 15 horas, retornam ao Recanto Cataratas com mais atividade técnica: o debate “Fornecedores X Promotores”, coordenado por Vanessa Martin. Às 16 horas, um novo painel se inicia com o tema “Aumentando suas receitas com eventos”, sob o comando de Soraya Faouakhiri. Para fechar a tarde de troca de informações, um painel sobre “Rotatividade de eventos em parceria com DMOs”, com Graziela Padion, previsto para começar às 17h10; e o painel de encerramento intitulado “Captação de Eventos Internacionais”, conduzido por Vaniza Schuler e Oscar Palmquist a partir das 18 horas.
Rodada de negócios
Depois de conhecer equipamentos de Foz do Iguaçu, receber orientações na programação técnica, os participantes participarão de uma rodada de negócios no sábado pela manhã. “Nesta atividade, representantes dos Convetions Bureaux de Cascavel, Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa terão a oportunidade de estar frente a frente com os representantes de entidades que realizam evento para mostrar seus atrativos e estrutura para o Turismo MICE. É um momento de geração de negócios futuros”, salienta Edinardo Aguiar.
Após o almoço, os visitantes seguem com programação de visitação em Foz do Iguaçu, agora, nos atrativos turísticos. “O sábado à tarde e domingo ficam reservados para que eles conheçam e desfrutem do turismo de lazer no Parque Nacional do Iguaçu, Parque das Aves e Itaipu Binacional”, enfatiza o consultor do Sebrae/PR.
O II Salão MICE é promovido pelo Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB) em parceria com o Sebrae/PR e tem como objetivo integrar compradores e vendedores de destinos turísticos para a realização de eventos de pequeno, médio e grande porte no Paraná.