A partir de hoje, usuários brasileiros poderão acessar a versão em português do Primer, app desenvolvido pelo Google com o objetivo de apresentar de forma clara e objetiva os conceitos iniciais de marketing, de forma que eles possam ser aplicados imediatamente na rotina do profissional.
O aplicativo é gratuito e foi desenvolvido especialmente para auxiliar donos e funcionários das empresas (em especial as PMEs) com lições iniciais de marketing.
O objetivo é ajudá-los a planejar ações para atingir melhor seu público-alvo e medir o retorno das campanhas realizadas. Tendo em mente a rotina extremamente dinâmica destes profissionais, o aplicativo condensa os aprendizados em lições que duram, em média, cinco minutos.
Depois que é baixado no celular, o Primer funciona sem Internet, o que significa que não consome dados. Assim, é possível assimilar os conhecimentos apresentados no app de qualquer lugar.
O Primer oferece lições introdutórias divididas em quatro temas (Publicidade, Conteúdo, Mensuração e Estratégia) sobre uma grande variedade de tópicos relacionados a marketing, como branding, storytelling e compra programática de anúncios, entre outros temas.
As aulas são preparadas por um time de criação do Google em parceria com outros profissionais de marketing dispostos a compartilhar sua experiência para ajudar os usuários que estão começando a conhecer esta disciplina. O aplicativo possui uma interface interativa e recentemente recebeu o prêmio “Melhor design de UX”, da Pixel Awards.
O Brasil é o primeiro país a receber uma versão localizada do app, sucesso nos Estados Unidos desde que foi lançado, no ano passado. A escolha do país não foi por acaso. A versão em inglês do aplicativo já foi instalada por mais de 40 mil brasileiros.
De acordo com Susana Ayarza, gerente de marketing do Google Brasil, a expectativa é que o Primer consiga atender a uma parcela da população que necessita de um guia de marketing, mas que não possui tempo para buscar conhecimentos mais profundos.
“Com a localização das lições para o português, nosso objetivo é ajudar os empresários a conseguir o conhecimento necessário para fazer um marketing inovador”, afirma Susana.