Empreendedores da gastronomia regional realizam até o próximo domingo (29) a Feira do Produtor em um shopping do centro de Belém. O evento traz diversos ingredientes típicos da culinária paraense, mas com novas roupagens: o jambu vira matéria-prima de geléia, enquanto o açaí deixa de lado seus acompanhamentos tradicionais para virar chocolate.
O evento faz parte do 14º Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, e reúne quatorze empresários locais que foram selecionados pelo potencial de negócios dos seus produtos. "A escolha desses produtores é feita a partir de uma pesquisa no mercado. Identificamos os que têm potencial, produtos de qualidade", disse Joanna Martins, diretora executiva do Instituto Paulo Martins, que promove o festival
De acordo com a organização, a feira tem como objetivo aproximar produtores e clientes, criando oportunidades de negócios. É o caso da empresária Camila Bastos, que produz chocolates com amêndoas de cacau e cupuaçu desde 2015. "Nossa empresa compra amêndoas de produtores locais, sempre de origem amazônica, fazemos beneficiamento e produzimos nossos chocolates", afirma.
A universitária Daiane Santos visitou a feira, e acredita que o evento serve até como uma forma de divulgar o que há de bom no estado."Eu como estudante de turismo e muitas outras pessoas sabemos a importância da gastronomia para o Pará e como ela é rica. Isso precisa ser aproveitado e difundido para outros lugares", disse.