A MChecon, empresa do ramo de cenografia e especialista em montagens de grandes eventos, saiu mais uma vez na frente.
Diante da crise no setor, que assolou pelo menos 90% deste importante gerador de empregos e renda, segundo a Associação Brasileira de Produtores de Eventos (Abrape), a montadora utilizou toda sua expertise e capacidade de fornecimento e montagem de grandes estruturas para se reinventar, e, ao mesmo tempo, ajudar o país a lidar com a pandemia causada pelo Covid-19.
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Desde fevereiro deste ano, a MChecon passou a ser a responsável pelo fornecimento de infraestrutura, montagem e manutenção para a SPTuris, São Paulo Turismo, no projeto da Prefeitura de São Paulo, “Vidas no Centro”, composto de cinco grandes estações, utilizadas para oferecer equipamentos para a higiene de pessoas em situação de vulnerabilidade social, população esta que, hoje, soma mais de 24 mil cidadãos apenas na cidade de São Paulo, segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social.
Nestes-espaços, os cerca de 4 mil usuários que têm comparecido por dia, têm à sua disposição banheiros, locais para banho e lavagem e secagem de roupas.
Tudo em perfeito funcionamento para a realização de 125 mil atendimentos em média por mês, sendo deste 22 mil apenas para os serviços de lavanderia.
Para atender a demanda das cinco estações distribuídas pelo centro de São Paulo: Praça da Sé, Praça da República, Praça Cívica Ulisses Guimarães, Largo do Paissandu e Julio Prestes, foram instaladas, em tempo recorde e com estrita qualidade, marca registrada da MChecon, 6.773 metros quadrados de estrutura móvel, 126 cabines para banhos; 126 cabines para banheiros; além de 11 para pessoas com deficiência; 18 máquinas de lavar roupas; 18 máquinas secadoras de roupas; 216 armários; além de sete geradores de energia.
O projeto também contempla rampas de acesso para deficientes, aumento na capacidade de armazenamento de água e esgoto, que garantiram maior agilidade e número de pessoas atendidas, tendas e áreas amplas para a espera para usuários, além dos banheiros destinados ao uso familiar, com espaços maiores para atender pais e filhos com maior privacidade.
Uma grande inovação trazida pela MChecon ao projeto é a ligação direta de toda as estações à rede de esgotos da Sabesp (Companhia de Saneamento Basico do Estado de São Paulo).
Este acordo evitou a necessidade da retirada diária de detritos por caminhões de limpeza, um dos maiores incômodos das estruturas móveis por gerarem odores e possíveis vazamentos.
Com um ano de funcionamento, hoje o projeto já comemora mais de 1,5 milhões de atendimentos, o que demonstra claramente uma demanda que precisava ser atendida com qualidade.
“É muito importante para nós do setor de eventos, grandes geradores de empregos e renda, entendermos que durante esta fase é preciso buscar novas alternativas de negócios. Toda a MChecon está muito orgulhosa em usar suas habilidades na montagem e operacionalização de eventos para uma causa tão nobre quanto essa.”, esclarece Marcelo Checon, CEO da montadora.
Mas a preocupação social e com a situação do país não se resume a isso. Checon garante que também volta o foco da sua empresa ao setor como um todo.
Conta que realiza suas contratações de mão-de-obra e estruturas de forma rotativa. “Tentamos alternar os nossos fornecedores, desde tapeceiros, marceneiros, eletricistas a comunicação visual, para que todos tenham trabalho durante esta difícil fase que estamos passando.”, garante o CEO, que lembra que a operação do espaço “Vidas no Centro” também é de responsabilidade da MChecon.
“Diariamente somos responsáveis por 43 pessoas, entre limpeza, produtores, equipe de geradores, encanadores e elétrica.”, declara Marcelo.
A capacidade da MChecon neste novo setor não se restringe ao projeto “Vidas no Centro”. No ano passado, a empresa provou sua competência quando entregou dois hospitais de Campanha na Capital paulista em tempo recorde, muito inferior ao que previa o contrato, um no bairro de Heliópolis, com 2,6 mil metros quadrados e outro no Ibirapuera com 7,5 mil metros quadrados.
“Não medimos esforços para que estes espaços fossem entregues no menor prazo possível e entrassem em operação imediata. Conseguimos concluir a montagem em apenas 12 dias.”, conclui o CEO.
Foto: Daniela Berzuini.