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Agência Click cria para campanha de doação de órgãos

Neste momento, cerca de 60 mil pessoas aguardam uma doação, em uma fila que parece não ter fim. Nos últimos anos, muitos avanços ocorreram na área de transplantes no Brasil, como o crescimento de 40% no número de doações.

Neste momento, cerca de 60 mil pessoas aguardam uma doação, em uma fila que parece não ter fim. Nos últimos anos, muitos avanços ocorreram na área de transplantes no Brasil, como o crescimento de 40% no número de doações.

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O País ainda tem um grande desafio pela frente, uma vez que o número de doadores é significativamente menor do que a necessidade de órgãos para transplante. Essa situação merece atenção da sociedade e, por isso, a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) lança, com o apoio da Novartis e do Grupo Estado, uma campanha que tem o objetivo de incentivar a doação por meio da conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos e os processos para viabilizá-la.

A nova campanha, que marca o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos (27/09), pode ser resumida em três palavras-chave: desmistificação, informação e conscientização. Anúncios impressos, spots para rádio, peças para mídia on-line, links patrocinados e ações interativas em blogs e redes sociais – criação da AgênciaClick, – levam a assinatura “Estenda a mão para essa causa”, baseada no conceito de que a doação de órgãos pode prolongar a linha da vida de muitos pacientes.

Segundo Dr. Valter Duro Garcia, presidente da ABTO, muitos desconhecem a triste realidade de milhares de brasileiros cuja única salvação é o transplante. Por essa razão, esses pacientes ficam aguardando um doador que pode nem sequer aparecer. “O drama da espera adoece um grande círculo de familiares e amigos. E, infelizmente, ninguém está livre dessa possibilidade. Queremos que as pessoas pensem e debatam sobre a doação, para aumentarmos a corrente de solidariedade em prol dessa causa”, declara Dr. Valter. Para se tornar doador, não é preciso deixar nada por escrito. Uma comunicação verbal é suficiente, já que apenas a família pode autorizar a remoção dos órgãos após a morte.

Para estimular o engajamento de todos, as mídias digitais estão sendo bastante exploradas. No site da campanha (www.abto.org.br/estendaamao), os internautas podem conferir diversas informações relevantes e estender a mão para essa causa. Eles podem aplicar o selo da campanha em fotos nos perfis do Orkut, Twitter, Facebook e MSN. Blogueiros líderes de opinião no Brasil também têm um papel fundamental e atuarão como voluntários nesse projeto.

No Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos (27/09), ocorrerá uma doação de conteúdo que simulará o transplante de órgãos: os posts dos blogs participantes, identificados com o selo da campanha, serão aleatoriamente trocados entre si.

A campanha também conta com o guia “Orientações sobre doação de órgãos“, produzido pelo Grupo Estado, em parceria com a ABTO. O conteúdo está disponível para download no site da campanha, e 221 mil exemplares serão encartados nos jornais O Estado de S. Paulo e no Jornal da Tarde, em 26/09, véspera do Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos.