Ter acesso a informações instantaneamente, fechar negócios, assistir a vídeos ou até mesmo retomar o contato com amigos de infância não eram exatamente o que pesquisadores da Universidade da Califórnia, liderados por Len Kleinrock, tinham em mente, em 1969.
No final daquela década, eles começaram a trabalhar no projeto que acabou resultando no instrumento que atualmente conecta dois milhões de pessoas em todo o mundo: a internet.
Nesse mês, a rede completa 40 anos de existência e, segundo dados do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope / Netrating), já está presente na residência de 42 milhões brasileiros. No mesmo estudo, o instituto constatou que, em todo o mundo, o brasileiro é o internauta que fica mais tempo conectado à rede, aproximadamente 72 horas mensais.
Por conta disso, o especialista em marketing digital, André Telles, autor dos livros Orkut.com e Geração Digital, afirma que a rede foi o instrumento de comunicação que mais evoluiu no decorrer dos anos. “A cada dia, a internet se renova. O que vemos hoje pode estar totalmente diferente amanhã”, diz.
No entanto, antes de alcançar tal grandiosidade, a internet percorreu um longo caminho, iniciado em 1970, quando recebeu o nome de Arpanet. “Esse foi o início. Três anos depois, em 1973, foi realizada a primeira troca de dados entre computadores localizados em dois países diferentes, concretizando assim a base da internet atual”, conta o especialista.
A partir daí, em 1983, foram criados o Domain Name System (DNS) e a criação de sufixos como o “.com”, “.gov” e ainda o “.edu”, que chegou um ano depois. Já no início da década de 90, o cientista Tim Berners-Lee, com o intuito de controlar computadores a distância, criou o prefixo www (World Wide Web), que é utilizado na maioria dos sites em funcionamento hoje.
Três anos após, em 1993, entrou em funcionamento o primeiro navegador, que permitiu o acesso da internet por meio de um software, sistema que é usado até hoje para navegar na rede.
A partir desse ano, novos softwares começaram a surgir. Exemplo disso foi o Napster, primeiro programa que permitiu o compartilhamento de músicas pela internet.
Seu lançamento, em 1999, veio carregado com a polêmica da troca gratuita de músicas em formato mp3 pela rede. No mesmo ano, a população ligada à internet ultrapassava 250 milhões de pessoas. Já em 2005, o site You Tube, que compartilha vídeos na rede, entra em funcionamento.
Um ano depois, a rede alcança um bilhão de usuários em todo o mundo. Em 2009, o número de internautas já está 100% maior que o constatado em 2008. Atualmente, são mais de dois bilhões de pessoas interligadas por meio da web, e esse ano as tecnologias continuam.
O Google, responsável pelo You Tube e pelo site de relacionamentos Orkut, anunciou que irá desenvolver um sistema operacional com foco na web, revolucionando assim, a maneira de utilização dos atuais sistemas operacionais.
No decorrer desta semana Promoview estará publicando algumas curiosidades deste meio de comunicação que comemora 40 anos de existência.
Fonte: Leonardo Coleto.