Um trabalho de ponta a ponta: análise do mercado e do cenário do cliente, concorrentes, comportamento do consumidor, planejamento de marca, posicionamento, novo design, lançamento, criação, ativação, produção, plano de mídia e eventos. A Energia 97 FM pediu à Aktuell um revamp completo na rádio, que é líder entre o público jovem da Classe A em São Paulo segundo o Ibope, além de ter sido a primeira emissora a investir e apostar em música eletrônica na cidade. Uma das principais novidades envolve a nova marca da rádio, a base para todo o reposicionamento. Confira o antes x depois:
Criadora de alguns programas tradicionais nas ondas sonoras de São Paulo, como o Estádio 97 (futebol) e o Clubtronic (eletrônica), a Energia 97 FM também tem eventos proprietários desde antes desta expressão existir. É o caso do Energia na Véia, festa de músicas dos anos 1970, 80 e 90, e do Spirit of London – a maior balada de música eletrônica da América Latina.
O novo momento da rádio também contempla outros pontos de contato na mídia, com campanha em revistas como Vogue, Vip, Men´s Health, Vogue RG, Playboy e Junior, um novo website e ainda comerciais de TV e cinema que entram no ar após o carnaval de 2010. Veja dois anúncios:
Um dos destaques do processo criativo da campanha é o caderno-vinil, cuja capa é feita literalmente de um bolachão recortado. “A ideia é traduzir de um modo muito direto, simples e eficaz a conexão da rádio com a música, com a cultura eletrônica, os DJs e a presença de todos estes elementos no dia a dia das pessoas que acompanham a Energia 97”, conta o diretor de criação Filipe Chiminazzo.