A divulgação das melhorias urbanas, aliada a grande exposição da mídia no Exterior, foram temas destacados nos discursos das autoridades, durante a abertura oficial da Casa Brasil, no Rio de Janeiro, no dia 4 de agosto.
Depois de lembrar que o País recebe menos turistas do que a Torre Eifel de Paris, o ministro Eliseu Padilha lembrou que é hora de mostrar a diversidade cultural, gastronômica e de atrativos que o País oferece para se tornar uma potência turística.
“Nós ainda mostramos apenas a beleza do nosso litoral e precisamos divulgar mais o País. Com o legado das Olimpíadas temos grandes possibilidades e este espaço da Casa Brasil retrata um pouco do que podemos mostrar.”, adiantou.
Já o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, lembrou que é hora de aproveitar “Os holofotes da mídia internacional para mostrar um país moderno.”
Segundo ele, as pesquisas realizadas mostram que mais de 65% dos turistas planejam voltar ao País. Ao comentar o legado da Olimpíada afirmou que o Brasil se consolida definitivamente como um País capaz de realizar megaeventos tanto na área esportiva como turística. “O nosso sonho se tornou uma realidade com a realização dos Jogos Olímpicos.”, admitiu.
O secretário estadual de Turismo, Nilo Sérgio Felix destacou que o Rio de Janeiro tem um marco divisório com a realização dos Jogos.
“Temos uma cidade que era uma realidade antes da Olimpíada e agora com os investimentos, posso afirmar que a nossa imagem mudou drasticamente. Esse é o momento de mostrarmos a beleza do Rio e do Brasil.”, lembrou Nilo.
O prefeito Eduardo Paes fez um agradecimento ao Governo Federal pelo apoio nos recursos financeiros e destacou as mudanças e melhorias na cidade. “Tivemos uma verdadeira transformação urbana e agora com os Jogos temos possibilidade de mostrar um produto incrível que é o Rio de Janeiro.”, afirmou.
Casa Brasil
Turismo, esporte e cultura, além da oportunidade de negócios reunidos num único espaço.
Esse é o propósito da Casa Brasil, inaugurada no Armazém 2 da Praça Mauá. O complexo com espaço interativo tem uma programação que inclui mostras, exposições da cultura brasileira, além de shows e eventos culturais.
O complexo conta ainda com auditório, lounge, palco, jogos interativos onde se destacam seis eixos temáticos: cultura, turismo, negócios, esportes, excelência de serviços e oportunidade de negócios. Serão 46 dias de atividades e o local abre ao público diariamente das 10h às 20h.