Experiência de Marca

AgriMinas chega à sua décima edição

A feira de negócios tem como objetivo fomentar a agricultura familiar.

Uma ação pioneira da FETAEMG, juntamente com seus parceiros, com a proposta de abrir novos mercados para os produtos da agricultura familiar, impulsionando o segmento no Estado.

A feira de negócios se caracteriza como um importante espaço para a promoção de produtos da agroindústria artesanal mineira, além de criativas e diversificadas peças de artesanato, tudo produzido em pequenas propriedades, onde o que prevalece são as relações familiares de trabalho agrícola.

A iniciativa deu certo e já em sua décima edição, a AgriMinas consolidou-se como importante instrumento para fortalecer a agricultura familiar em Minas Gerais.

Além de ser uma vitrine para os produtos da agricultura familiar, a AgriMinas é também um espaço de capacitação e eventos técnicos. A proposta é trabalhar a organização da produção e preparar os agricultores para a comercialização de seus produtos.

Objetivos

  •     Promover, divulgar e abrir novos mercados para os produtos da agricultura familiar nas diversas regiões do Estado.
  •     Ampliar as redes de distribuição dos produtos da agricultura familiar em Minas Gerais.
  •     Promover a troca de experiências entre agricultores familiares sobre a comercialização/mercado e tecnologias adequadas à sua realidade.
  •     Criar oportunidades de contato dos agricultores familiares com as novidades tecnológicas, fornecedores de equipamentos, insumos e agentes financeiros.
  •     Promover a capacitação dos agricultores por meio de eventos técnicos.
  •     Dar visibilidade à agricultura familiar, enquanto modo de vida, no contexto de relações sociais solidárias.
  •     Criar, além do espaço do conhecimento, um espaço cultural e de entretenimento para os agricultores familiares, expositores e visitantes em geral, baseado nas “coisas de Minas”.

Números da AgriMinas ao Longo de Dez Anos de História

  •     Mais de 500 mil visitantes (Consumidores, agricultores, técnicos, estudantes e lideranças).
  •     400 expositores com participação direta no evento (Todas as regiões do Estado).
  •     35.000 agricultores familiares (Envolvidos de forma direta e indireta/cooperativas e associações).
  •     Cerca de 28 milhões em negócios gerados durante o evento e pós evento ( nº estimado).
  •     550 empregos gerados diretamente na montagem e estrutura do evento.

Objetivos Alcançados

    Promoção do intercâmbio de experiências entre agricultores familiares sobre comercialização/mercado e tecnologias adequadas à sua realidade;
    Divulgação e promoção dos produtos da agricultura familiar junto à sociedade mineira.
    Capacitação de centenas de agricultores e agricultoras no que se refere a melhorias no processo de produção de alimentos, boas práticas de fabricação, cooperativismo e legislação tributária.
    Incentivo à inovação tecnológica nos processos produtivos sem perder a identidade que cada produto tem.
    Abertura de novos canais de comercialização para os produtos da agricultura familiar.
    Ampliação das redes de distribuição dos produtos da agricultura familiar.
    Promoção do contato dos agricultores familiares com as novidades tecnológicas.
    Aumento de visibilidade da agricultura familiar, enquanto modo de vida, no contexto de relações sociais solidárias.
    Ampliação das redes de negócios entre os diversos mercados e os agricultores familiares expositores.
    Fortalecimento institucional da FETAEMG e dos STTRs.

A feira de negócios acontece entre os dias 10 e 14 de agosto, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte.