A nova campanha de Stella Artois é um esforço para capitalizar a relevância cultural do xadrez, que aumentou sua popularidade durante a pandemia.
Como as pessoas estavam presas em casa, muitos escolheram o jogo on-line como um novo passatempo, incluindo o xadrez, cuja principal plataforma on-line, Chess.com, experimentou seu maior crescimento anual desde seu lançamento em 2007.
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Em outubro, o programa original da Netflix “The Queen’s Gambit” aumentou ainda mais o interesse pelo jogo, e suas taxas de audiência recorde e o desempenho bem-sucedido na temporada de premiações elevaram o nível do xadrez.
Agora, Stella Artois está procurando se beneficiar da tendência, realizando estratégia de marketing com o objetivo de atrair fãs e jogadores de xadrez.
Twitch,-e a outra sensação do momento que Stella Artois está ativando com esta campanha. No primeiro trimestre de 2021, a plataforma de jogos foi responsável por 72% de todas as horas assistidas no mercado de streaming de videogame, e, para as indústrias de alimentos a cosméticos, tal poder de mercado se traduz em uma oportunidade de atingir os jovens consumidores que, tradicionalmente, são os mais demográficos de jogos ativos.
Reforçando sua ativação no Twitch, está a parceria da marca de cerveja com Nakamura, o segundo melhor jogador de xadrez do mundo e um dos influenciadores mais proeminentes do jogo.
Com 1,2 milhão de seguidores em seu canal e vídeos que atingem centenas de milhares de visualizações, Nakamura é considerado o jogador que popularizou o streaming de xadrez, tornando a parceria uma forte aposta de Stella Artois para maximizar seu alcance na comunidade de xadrez on-line.
Ao oferecer uma coleção de produtos de xadrez de marca no ShopBeerGear.com, Stella Artois consegue alavancar uma campanha de marketing digital para direcionar os fãs a um site da Anheuser-Busch onde dados valiosos de clientes próprios podem ser coletados.
Outros aspectos do Bullet Chess Speedrun, como brindes de marca e seu foco em quebrar um recorde, podem aprofundar o envolvimento da marca de cerveja além do mero patrocínio.