Uma exposição inédita que trabalha a riqueza do vestuário de meados do século XIX estará no Continente Shopping de 29 de agosto a 13 de setembro.
A mostra ‘Sobre tramas e sentidos’ conta com 17 trajes completos, sendo oito vestidos, dois trajes masculinos e sete roupas íntimas, que foram produzidos pelos alunos da disciplina de Ateliê e Figurino, do curso de Tecnologia em Design de Moda da UNISUL (Universidade do Sul do Estado de Santa Catarina).
Os trajes são releituras históricas inspiradas na pesquisa de época e adequadas a classe social e gênero, fazendo a ponte entre a fantasia e a realidade, articulando personagens, tempo e espaço. A mostra fica próximo ao cinema e a visitação é gratuita.
Curiosidades
– Cada traje levou em média 40 horas para ficar pronto, entre estudos das formas, modelagem e confecção.
– Dependendo do modelo dos trajes, são usados de 6 a 10 metros de tecido na confecção.
– Você sabia que cada traje do século XIX pesava de 15kg a 20kg?
– Cada traje diurno é composto pelas seguintes peças: calçola, camisa, espartilho, armação da saia ou anágua, vestido, meias, liga para as meias, manto ou xale, chapéu, sapato, sombrinha e bolsa ou leque. Já no noturno, não há sombrinha e nem chapéu, que são substituídos por penteados elaborados e adornos.
Serviço:
O quê: exposição ‘Sobre Tramas e Sentidos’
Quando: de 29 de agosto a 13 de setembro
Onde: Continente Shopping, próximo ao cinema
Valor: visitação gratuita