A maquete, que respeita o tamanho real da aeronave, ficará exposta no Ribeirão Shopping até o dia 15 de outubro.
Esta é a primeira vez que o modelo do Saab Gripen NG é apresentado fora de Brasília. De acordo com os organizadores, a expectativa é que mais de 50 mil pessoas visitem a réplica diariamente.
Os visitantes poderão acessar o cockpit da aeronave e conhecer as vestimentas e os símbolos dos cadetes da Academia da Força Aérea (AFA).
“Por meio da exposição podemos saber um pouco mais sobre tecnologia e aviação, ou seja, temas que aguçam a curiosidade, e, ao mesmo tempo, incentivam as crianças a conhecer e ingressar na carreira militar.”, afirma o curador da exposição, Marco Costta.
O ingresso para visitar o cockpit é um quilo de alimento não-perecível que deve ser trocado no local do evento. Os alimentos arrecadados serão doados a uma instituição de caridade.
Chega logo, Gripen!
O Gripen NG, da fabricante sueca Saab, será o próximo caça da FAB, com chegada prevista para 2019. Ao todo, o Brasil encomendou 36 unidades da aeronave, que também serão fabricadas no Brasil, pela Embraer.
Segundo a Aeronáutica, o novo aparelho atenderá às necessidades de defesa aérea do País pelos próximos 30 anos, após sua estreia.
O caça sueco vai ocupar a lacuna deixada pelos Mirage 2000, desativados em 2013. Desde a saída dos caças franceses, a FAB não conta com um caça capaz de voar duas vezes mais rápido que o som. O Northrop F-5, hoje o principal caça de defesa do Brasil, alcança 1.700 km/h – o Gripen NG, ainda em desenvolvimento, poderá voar a mais de 2.400 km/h.
Além da velocidade, o Gripen NG também poderá carregar armamentos avançados, alguns ainda nunca utilizados no Brasil, como mísseis de médio alcance guiados por radar ou bombas guiadas a laser. O caça sueco ainda terá capacidade para ser reabastecido em voo, tarefa que será realizada pelo cargueiro Embraer KC-390.
O primeiro Gripen NG, chamado pela Saab de “Gripen E”, foi apresentado na Suécia em maio deste ano. Já o voo inaugural do caça reformulado está programado para acontecer até o final deste ano.
Pela primeira vez em mais de 70 anos de existência, a FAB terá uma aeronave de superioridade aérea avançada de acordo com a tecnologia de seu tempo. Em termos de capacidade de combate e alcance operacional, o Gripen NG pode cumprir a mesma tarefa de quatro caças F-5.