Arnold Schwarzenegger já tem data para vir ao Brasil em 2017. Ele desembarca em São Paulo no dia 21 de abril para ser a maior atração do Arnold Classic South America, marcado para o Transamérica Expo Center, na capital paulista.
O lançamento oficial do evento multiesportivo e feira de nutrição esportiva, equipamentos, produtos e acessórios fitness foi na noite desta sexta-feira (21), durante a ExpoNutrition, que termina neste domingo (23), no Expo Center Norte.
No concorrido coquetel de lançamento do Arnold Classic South America, os convidados conheceram detalhes do evento que será promovido em São Paulo pela primeira vez, após quatro anos no Rio de Janeiro.
Empresários do setor de nutrição esportiva, profissionais do setor e imprensa participaram da festa. A decisão pela mudança de sede visa aplicar o conceito do próprio Schwarzenegger de estender as fronteiras para o nível continental, para atender de forma mais ampla aos países da América do Sul. Considerada o coração financeiro do País, com R$16,3 bilhões ao ano gerado por feiras de negócios, São Paulo foi a escolha natural para a nova fase do Arnold Classic.
Os anfitriões do evento de lançamento foram Ana Paula Leal Graziano, diretora da Savaget Promoções, Luis Felipe Bonilha, diretor da Excalibur Congressos e Eventos, e Bob Lorimer, presidente da Classic Productions.
Ana Paula falou sobre a importância do Brasil fazer parte da família Arnold Classic. "Recentemente, tive a oportunidade de participar da festa de aniversário de 90 anos de Jim Lorimer (sócio de Arnold e pai de Bob).
E foi muito emocionante quando o governador Schwarzenegger entregou o presente. Era a estátua de uma águia. Ele disse que Jim não representava a águia, mas o vento que permite que elas voem. É isso o que o Arnold Classic e todos que atuam nesse grande evento são, o vento que permite que o esporte e esse mercado tenham asas", disse.
Bob Lorimer também recordou o pai. "Meu pai promovia competições de atletismo, quando foi convidado para trabalhar com as disputas de powerlifting. Mas sabia que o interesse do público estaria no bodybuilding.
Então, ele chamou um jovem austríaco para competir nos Estados Unidos. É claro que Arnold venceu. E, depois da premiação, disse a meu pai que aquele havia sido o melhor campeonato que já disputara e que, quando se aposentasse do esporte, gostaria que fossem sócios. Aquela foi uma situação inusitada. Arnold tinha apenas 19 anos e mal falava inglês. Então, meu pai disse, ‘claro, garoto, tudo bem’.
O tempo passou e, hoje, o Arnold Classic está em todos os continentes, promovendo o esporte e a saúde", afirmou.
Consolidado no Brasil como um dos principais acontecimentos multiesportivos em território nacional, o Arnold Classic chega a São Paulo com expectativa de crescimento. O objetivo é superar as marcas de 2016, quando recebeu mais de 80 mil visitantes, 120 expositores e gerou negócios na casa dos R$ 80 milhões. "A cidade de São Paulo é considerada a capital do business na América Latina.
Justamente por isso, essa mudança se encaixa no plano de expandir o Arnold Classic Brasil para os demais países da América do Sul. Espero todos vocês em São Paulo", disse Arnold Schwarzenegger em video exibido no evento durante a ExpoNutrition. "Além disso, trazer o evento para a capital paulista atende a muitos pedidos de parceiros, empresas do setor e público", complementa Ana Paula Leal Graziano.
A afirmação de Schwarzenegger é ratificada por dados do São Paulo Convention & Visitors Bureau, que apontam a cidade como a capital sul-americana das feiras de negócios. São 90 mil eventos por ano, ou seja, um a cada 6 minutos.
Circulam pelos eventos 8,8 milhões de visitantes, entre profissionais e compradores, além de 77,5 mil expositores. Destes 8,8 milhões de visitantes, 5 milhões (53%) são residentes e 3,8 milhões (47%) são turistas. Principal hub da América latina, a capital paulista conta com voos diretos para 25 países.
Multiesportes – Ana Paula lembra que, pouco menos de um ano após os Jogos Olímpicos do Rio, o Arnold Classic South America será o maior evento multiesportivo de 2017 no Brasil, com mais de 30 competições, vários esportes, do xadrez ao crossfit, passando pelo bodybuilding e fitness, além de lutas, artes marciais, pole dance, entre muitos outros. "Estamos muito otimistas no sucesso do Arnold Classic em São Paulo.
O mercado de fitness e nutrição esportiva tem apresentado crescimento, mesmo no cenário recessivo do país. Isso em função do aumento da consciência das pessoas de que é preciso investir em saúde. E nada melhor que atividade física e boa alimentação para promover saúde. É isso que trabalhamos para promover no nosso evento", completa Schwarzenegger.
O elevado número de competições irá atrair para São Paulo entre 8 a 10 mil atletas. O Arnold Classic tem ainda uma particularidade no Brasil, único país a oferecer atividades paradesportivas. "Inclusão é um dos nossos grandes objetivos.
O Governador Schwarzenegger sempre enfatiza essa necessidade, que vale para atletas convencionais e com necessidades especiais, sempre com atenção ao público infantil", explica Ana Paula Leal, que compartilha do entusiasmo de Arnold em promover saúde física, mental e social por meio do esporte.
Expo – Além das competições, o público que prestigiar o evento na capital paulista poderá conferir de perto a Expo, maior feira de nutrição esportiva da América Latina, além de equipamentos e acessórios fitness. A expectativa é que o número de 120 expositores que participaram neste ano seja superado. "Antes mesmo de iniciar a edição do ACB 2016, já trabalhávamos no paralelo a de 2017, pois o evento é muito grande e necessita de mais de um ano de preparação. Ao longo destes anos, temos como prioridade o ‘ouvir’ e entender a necessidade dos nossos clientes e visitantes. Por isso, a hipótese de uma mudança de Estado sempre nos rondou e nunca descartamos esta possibilidade. Mas que, para tal, precisávamos estar certos e confiantes de que será a melhor decisão para a pessoa mais importante para nós: o cliente!", assegura Ana Paula.
Evolução – A edição 2017 do Arnold Classic South America planeja ocupar todos os pavilhões do Expo Transamérica, que tem área total de 100 mil m². A necessidade de tanto espaço se explica em função da evolução da feira. Em 2013, na primeira edição do Arnold Classic Brasil, os organizadores foram agradavelmente surpreendidos com a enorme presença de público. Os 16 mil m² destinados ao evento, no Centro de Convenções Sul América, foram pequenos para receber as mais de 60 mil pessoas ávidas por ver de perto o astro Schwarzenegger e as atrações da Expo. O sucesso da estreia levou a escolha de um local maior. No Riocentro, em 2014, nova explosão de fãs, com 72 mil pessoas aglomeradas em 25 mil m². Em 2015, mais crescimento. Novamente no Riocentro, o Arnold Classic abriu as portas para 82 mil pessoas, desta vez em um espaço maior, com 43 mil m². Em 2016, apesar da crise econômica, os números se mantiveram na mesma ordem.
Educação – O Arnold Conference seguirá como opção de educação continuada para profissionais e estudantes do setor. O principal objetivo é elevar o nível do conhecimento relacionado à saúde no esporte no País. Em cada módulo, as aulas e palestras são voltadas para as áreas de nutrição, medicina esportiva, educação física, fisioterapia e, também, para atletas. Trata-se de um acontecimento técnico científico já tradicional no Arnold Classic e, em 2017, seguirá com alto nível de excelência. "Quando apresentei o projeto ao Bob Lorimer em 2012 e disse que teríamos mil pessoas, ele se mostrou bastante cético. E nós tivemos cerca de duas mil pessoas. De lá para cá, o Conference só cresceu e, em 2017, esperamos 5 mil pessoas", disse Bruno Falcão, diretor da BF Eventos, organizadora do Arnold Conference.
Evento Global – O Arnold Classic é hoje um evento de alcance mundial. Além da América do Sul e América do Norte, Schwarzenegger ampliou sua área de atuação nos demais continentes. Hoje, o Arnold Classic também está na Europa, Ásia, Austrália e África.
Mais informações pelo site oficial do evento: www.arnoldclassicbrasil.com.br
fan page: www.facebook.com/arnoldclassicbrasil