Experiência de Marca

Hotéis de Manaus reduzem tarifas e fazem promoção online neste fim de ano

Com 2016 finalizando como um dos anos mais difíceis para o setor hoteleiro, sites com reservas promocionais de hotéis mostram que a capital amazonense já tem 38% de quartos reservados para o fim do ano. Na internet, hotéis oferecem tarifas especiais para o Réveillon.  0

Com 2016 finalizando como um dos anos mais difíceis para o setor hoteleiro, sites com reservas promocionais de hotéis mostram que a capital amazonense já tem 38% de quartos reservados para o fim do ano. Na internet, hotéis oferecem tarifas especiais para o Réveillon.  0

De acordo com o gerente geral do Intercity Manaus, Alêo Almeida, a taxa de ocupação se mantém em baixa. “Tivemos uma queda muito grande na ocupação. A nossa média está em 30%. Na virada do ano que nós temos uma recuperação de 65%”, disse.

Para melhorar o movimento, o hotel apostou em promoções para que mais clientes possam desfrutar do final de ano e aquecer o setor. “Estamos fazendo promoções nos sites e a compra direta no hotel pode ser feita com as promoções anunciadas. É a melhor forma de atrair mais clientes”, contou Almeida.

O Gerente Geral do Hotel Go Inn, Adriano Mourão, destaca que a redução das tarifas foi a solução encontrada pelo setor hoteleiro para não sucumbir à crise econômica que o País atravessa. “Cada hotel está tendo que ‘se virar’ para conseguir manter o seu negócio funcionando. Assim como qualquer negócio, o hotel precisa de entrada de capital e a nossa dificuldade tem sido criar essa demanda para a cidade, se adaptar à nova demanda que foi criada, uma demanda reduzida”, enfatizou.

Porém, Mourão é contra a redução dos valores de tarifas. “Baixar tarifa não é solução, mas, infelizmente, é como o mercado hoteleiro tem reagido à crise. Se fizer a análise das tarifas dos últimos três anos, mostra que a diária que praticamos hoje é a diária de 2011. Estou cobrando as tarifas de cinco anos atrás e o valor de mercado subiu 10, 20, 30, 40%. Então a viabilidade do negócio está difícil”, ressaltou o gerente geral.

Os hotéis têm se adaptado para o público que está cada vez mais criterioso e com menos dinheiro, tornando a hospedagem e viagens como atividade secundárias, segundo Mourão. “[…] não só pela falta de dinheiro, mas pelas tecnologias de hoje. As pessoas conseguem fazer reuniões por ferramentas como skype, o próprio Whatsapp. A hotelaria e o turismo tiveram que se adaptar a essa nova realidade e baixar a tarifa, infelizmente”, afirmou.