Experiência de Marca

Brasil encerra Cannes Lions com 68 Leões

As agências brasileiras arremataram três Grand Prix e 13 Leões de Ouro, além de 18 de Prata e 34 de Bronze.


O-Brasil encerrou o Cannes Lions – Festival Internacional de Criatividade -, conquistando 68 troféus, no pior desempenho dos últimos oito anos. 

As agências brasileiras arremataram três Grand Prix e 13 Leões de Ouro, além de 18 de Prata e 34 de Bronze. O resultado é 20% inferior ao de 2019 – último ano em que  foi realizada a premiação, suspensa em 2020 devido à pandemia. 

De certa forma, também refletem a queda no número de trabalhos inscritos, que foi de 30% (1.472 peças). 

Nesta sexta-feira, por meio de uma cerimônia virtual, foram anunciados os vencedores de cinco categorias: Film, Grand Prix for Good, Glass: The Lions for Change, Titanium e Sustainable Development Goals. Foi em Glass, que celebra o potencial criativo para mudar o mundo, que o Brasil arrematou o seu terceiro Grand Prix, com a ação “Eu sou”, criada pela VMLY R para o Starbucks, que ajudou pessoas trans a mudarem os nomes. 

Com 21  Leões, a Africa foi a agência brasileira mais premiada no festival, somando um Grand Prix, seis troféus de Ouro, quatro de Prata e 10 de Bronze. Na sequência, vem a AKQA, com 11 Leões (três de Ouro, cinco de Prata e três de Bronze), e a VMLY&R, com nove Leões (um Grand Prix, um de Ouro, quatro de Prata e três de Bronze).

Brand Experience & Activation

Dos 75 Leões em Brand Experience & Activation, o Brasil ficou com quatro, entre eles, um de Ouro e um de Prata para o mesmo trabalho: “#Goequal”, da Africa para Go Equal Movement; outro de Prata foi para “I Am”, da VMLY&R para Starbucks”; e o quarto é um Bronze para o tão premiado “She Can”, da Soko para AB Inbev.

Caso não consiga visualizar clique aqui.

O júri concedeu dois Grand Prix, sendo um para True Name”, da McCann New York/EUA, campanha da MasterCard que capacitou clientes transgêneros e não binários portadores de cartão a usar o True Name, ou seja, nome pelo qual se identifica; e outro para “Stevenage Challenge”, da David Miami/Madri para Burger King. 

Caso não consiga visualizar clique aqui.

Brand Experience & Activation, Media e Social & Influencer são as áreas em que o país teve o maior número de trabalhos inscritos. Em brand experience foram 136 peças brasileiras inscritas e 11 na shortlist.

Os Leões do Brasil nos últimos anos:

2014: 116 
2015: 108 
2016: 90
2017: 99
2018: 101
2019: 85 
2020/21: 68