Com certeza você assina algum serviço de streaming como Netflix, por exemplo, ou ainda uma assinatura digital de revistas, clubes de vinhos, produtos para pets, academias etc. Tudo isso é economia da recorrência.
São marcas, produtos e serviços que prezam a experiência do consumidor e vendem tudo no modelo de assinatura, mesmo que seja por tempo determinado, como um pacote de 6 meses, por exemplo.
As empresas encontraram uma forma prática e ágil de reter o consumidor por um período mais longo, apostando nas suas preferências.
Se você usa sempre a mesma ração para o seu pet, por exemplo, não precisa ir toda semana comprar, basta assinar o serviço e receber em casa, muito mais simples e confiável, principalmente agora, que o distanciamento é tão importante para o combate do Covid-19.
Mas como funciona esse modelo de assinatura?
Empresas que comercializam produtos e serviços por meio de planos parcelados, assinaturas ou mensalidade estão englobados no modelo de economia da recorrência, pois não realizam uma venda única, mas sim, permitem o acesso – a compra de forma recorrente.
O conceito pode até ser novo, mas trocar a posse pelo uso, em tempos atuais é mais vantajoso, já que você economiza tempo, realiza o pagamento com segurança e garante a qualidade do produto ou serviço de sua preferência pelo período que escolher, no conforto da sua casa.
Para as empresas, o modelo da recorrência gera mais receita e ainda fideliza o cliente, que ao se identificar com uma marca, considera ainda o bom atendimento e facilidades no pagamento.
A palavra de ordem na economia da recorrência é o acesso e com isso as empresas enxergam previsibilidade em suas receitas, pois com o consumo recorrente, é muito mais fácil prever o faturamento, e, principalmente, planejar o orçamento e investimentos para meses futuros, assim estabiliza o fluxo de caixa e reduz ou controla o custo de aquisição de estoque de mercadorias.
Para o consumidor, a economia da recorrência permite acesso a produtos e serviços sempre novos e modernos, além de comodidade, mais segurança e garantia de que receberá exatamente aquilo que está acostumado a usar.
O relacionamento entre cliente e empresa também se fortalece com a economia da recorrência, os deixando muito mais próximos. É possível, inclusive, aumentar o ticket médio oferecendo outros produtos e serviços aos clientes da própria base.
Diferentes tipos de negócios podem se beneficiar da economia da recorrência, como: lojas, clínicas de estética, consultórios, escolas de idiomas, petshops, indústrias de bebidas, entregas de comidas, congelados e doces, tecnologia no modelo de SaaS – Software como serviço, em livre tradução de Software as a Service, de licença de software, por exemplo, entre muitos outros.
Para facilitar a vida das empresas, sistemas automatizados estão disponíveis para emissão, controle e gerenciamento da venda e compra recorrentes.
A partir de uma solução de compra e venda recorrente é possível automatizar o processo de ponta a ponta, disponibilizando por exemplo, boletos on-line (pontuais ou em forma de carnê) e envio de e-mails com alerta de vencimento.
Existe ainda a opção via cartão de crédito, que facilita a vida dos clientes, já que as “parcelas” são descontadas mensalmente sem comprometer o limite do cartão com o valor integral da compra.
De fato, vale pesquisar!!!