A Americanas adquiriu a Hortigil Hortifruti S. A. (Hortifruti Natural da Terra ou HNT), maior rede varejista especializada em produtos frescos com foco em frutas, legumes e verduras do Brasil.
A Hortifruti Natural da Terra possui uma rede de 73 lojas em 4 Estados (RJ, SP, MG e ES) e é referência digital do setor no País, com as vendas on-line representando 16% do total.
Leia também: Hortifruti Natural da Terra e Americanas se unem em prol da Gastromotiva.
Com uma estratégia omnichannel, oferecendo diversos serviços para compras realizadas nas lojas, sites, apps e WhatsApp, incluindo entregas no mesmo dia e retirada na loja em 100% da sua rede, a HNT apresentou uma receita bruta de R$ 2 bilhões e uma margem EBITDA de 12%, nos últimos 12 meses terminados em 30 de junho de 2021.
A Hortifruti Natural da Terra possui uma base de clientes com alta recorrência, que compram em média 34x ao ano, com gasto mensal de R$ 125.
A HNT possui mais de 7 mil SKUs e 3 formatos de lojas: (i) 54 Lojas Tradicionais, que oferecem experiência de compra e sortimento completos; (ii) 18 Lojas Leves, lojas menores que atendem a necessidade da feira do dia a dia; e (iii) 1 Dark Store, que atende apenas aos pedidos digitais.
As lojas são abastecidas por uma plataforma logística proprietária que entrega diariamente em toda a rede – do campo para as lojas em até 24 horas – garantindo que os produtos estejam sempre frescos.
“A criação da Americanas S.A. gera mais poder de fogo, atraindo potenciais vendedores, facilitando a integração e expande o nosso mercado endereçável. Nossos ativos únicos (gente e cultura, base de clientes e plataformas de negócios) impulsionam a expansão de novos negócios e marcas, por meio de nosso motor de M&A. A aquisição do Hortifruti Natural da Terra vai abrir novas frentes de crescimento e rentabilidade.”, diz Anna Saicali, CEO da IF, motor de inovação da Americanas.
Com a aquisição da Hortifruti Natural da Terra, foram identificadas diversas oportunidades de sinergias, complementando o sortimento de produtos frescos e saudáveis nas lojas da Americanas e impulsionando a operação on-line da Americanas Mercado.
Além disso, permite a expansão da integração com a fintech AME, aumentando a oferta de produtos e serviços financeiros nas lojas da HNT (cartão de crédito, recarga de celular, cartões de conteúdo, crédito para pessoa física, entre outros).
A aquisição será realizada mediante o pagamento em recursos financeiros no valor de R$ 2,1 bilhões, condicionado aos ajustes usuais neste tipo de transação.
A conclusão da operação está sujeita à aprovação prévia pela autoridade antitruste (Cade – Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Foto: Reprodução.