A Americanas seguiu os passos da concorrente Magazine Luiza e comprou a Skoob, rede social nacional voltada para a leitura.
A aquisição não teve valores oficiais divulgados, mas chega para impulsionar as vendas on-line da varejista no departamento de livros.
Leia também: Americanas S.A. adquire Hortifruti Natural da Terra.
A ideia da companhia com a compra, no caso, é aproveitar as avaliações de livros na plataforma como uma alavanca de vendas para o e-commerce, com a Americanas calculando uma conversão em 40% de crescimento nos negócios tanto das Lojas Americanas quanto do Submarino.
O-CEO Marcio Cruz explica que “A Skoob tem um conteúdo qualificado, das avaliações feitas pelo usuário, o que é importante para a conversão de vendas, e, também por isso, tem um usuário fiel, o que traz engajamento.”
No ar desde 2009, a Skoob conta com mais de 8 milhões de usuários ativos e uma base de dados de 45 milhões de resenhas publicadas pelos mesmos, cuja esmagadora maioria se localiza na faixa de idade entre os 16 e 34 anos.
Para a Americanas, esses números são ouro, em especial em tempos de pandemia e com o redirecionamento da clientela ao on-line – onde a companhia diz ter uma oferta de 3 milhões de livros.
Enquanto ambas as partes dizem estar negociando o acordo já há alguns meses, a compra da plataforma também acontece um mês depois da varejista anunciar a aquisição da Hortifruti Natural da Terra, rede com 73 lojas na região Sudeste, por R$ 2,1 bilhões.
Tanto Lindenberg Moreira e Viviane Lordello, líderes da Skoob, seguem no comando da rede social, cuja venda não precisará passar pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica.
Foto: Reprodução.