O prefeito Eduardo Paes, o secretário de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero, e o diretor-presidente da RioFilme, Eduardo Figueira, reabriram ao público, no domingo (17/10), o CineCarioca Nova Brasília, no Complexo do Alemão.
O espaço foi o primeiro cinema instalado em uma comunidade do Rio. Paes aproveitou o evento para anunciar um decreto no Diário Oficial do Município que vai permitir a lotação máxima em locais como teatros, cinemas, centros comerciais e eventos, mantendo a obrigatoriedade do uso de máscara.
O melhor do entretenimento está aqui.
“A gente reinaugura esse fantástico cinema aqui no Complexo do Alemão, que estava abandonado há muito tempo. A gente recuperou, colocou para funcionar e a população agora pode ter acesso a um equipamento de cultura dessa qualidade. O setor de audiovisual é muito importante não só para a cultura, como para toda a economia da cidade.”, afirmou o prefeito.
A-reabertura do CineCarioca Nova Brasília, fechado desde dezembro de 2019, atende a uma demanda da população do seu entorno.
A sala é a única opção de cinema na área do Complexo do Alemão, que, segundo Censo do IBGE de 2010, abrange cerca de 15 comunidades, com mais de 60 mil habitantes. O cinema terá quatro sessões diárias com ingressos a partir de R$ 5.
“O Cinecarioca é um dos projetos mais importantes que temos na RioFilme, de formação de plateia, de fazer com que o audiovisual possa se inserir no cotidiano das pessoas. É impressionante como o cinema pode movimentar a economia de um lugar. Sabemos que, desde o pessoal que vende pipoca até o bar que fica mais cheio, tudo é impulsionado por um equipamento de cultura dessa natureza.”, declarou o secretário Marcelo Calero.
O filme exibido na reabertura do CineCarioca Nova Brasília foi animação “Ainbo – A Guerreira da Amazônia”, uma produção peruana, holandesa e norte-americana, dirigida pelos cineastas José Zelada e Richard Claus.
A animação infantil dividirá a programação do espaço ao longo da semana com o sucesso da Marvel “Venom – Tempo de Carnificina”, em cinco sessões diárias – 14h e 16h (Ainbo) e 18h, 20h10 e 22h15- (Venom).
A sala de exibição conta com 91 lugares e obedece às regras de acessibilidade motora e equipamentos modernos de som e imagem. O espaço conta também com tecnologia de acessibilidade sensorial (para áudio descrição e legenda descritiva) e bomboniere, que também será administrada pela nova gestora do espaço.
Foto: Divulgação.