As-pessoas começam a empreender por vários motivos, mas para tirar as ideias do papel e de fato abrir uma empresa é preciso ter organização e planejamento impecável, além de ficar de olho em questões burocráticas, contratos, impostos e ter noção do setor no qual decide empreender.
Eu, por exemplo, já fui professor em cursos de Administração, RH, tive 2 unidades próprias e 17 escolas licenciadas, formei mais de 13 mil alunos e fiquei nesse mercado por 10 anos, e, em seguida, migrei para a gastronomia e fiquei responsável pela administração de quatro restaurantes da família.
Por último, troquei o setor gastronômico pela indústria e me dedico integralmente ao Laveco (empresa pioneira na produção de pias portáteis). Embora eu já tivesse conhecimento sobre administração e gestão, não foi nada fácil.
Claro que isso facilitou muita coisa, mas cada segmento possui a sua particularidade, e, por isso, digo, organização e planejamento são essenciais.
Um-dos grandes obstáculos da atualidade foi causado pelo Coronavírus. Muitas empresas faliram por conta da crise, mas enquanto muitas fecharam, outras observaram esse momento como uma oportunidade de alavancar seus negócios e aquela famosa frase “Em meio ao caos, existe a esperança”.
Segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio/SP), seis em cada dez empresas viram o faturamento diminuir do início da pandemia até agora, 72% tiveram redução no volume de clientes.
A pesquisa foi feita com cerca de cem empresas no Estado, entre abril e maio de 2021. Para as médias empresas, a situação já é outra, 32 mil decretaram falência, nos primeiros quatro meses do ano, o que representa 27% em relação às 125 mil que deixaram de existir em 2020.
Foram 13 mil falências das grandes empresas, algo curioso se comparado ao último ano. Os números de fato assustam aqueles que já possuem um negócio ou pensam no assunto.
Com o aumento da vacinação, o calendário de shows e eventos, a reabertura do comércio e o aquecimento do turismo, há uma esperança. Então, o que fazer para aproveitar esse momento e ter um negócio de sucesso?
1. Crie produtos ou serviços diferenciados
Mesmo o mercado sendo amplo, já estamos saturados de alguns produtos e ideias, por isso é ideal pensar e desenvolver produtos e serviços que sejam diferenciados, que agreguem algo na vida das pessoas. Eles podem ser totalmente novos ou adaptados àquilo que já existe.
2. Conhecimento e capacitação
Ao abrir uma empresa é extremamente importante buscar conhecimento sobre seus concorrentes, o mercado que irá atuar e estar sempre de olho no que os outros países estão fazendo.
3. Invista
A maioria dos empreendedores não sabe como começar a investir, por isso é de extrema importância conhecer em quais áreas da sua empresa você precisa investir primeiro. Todas as áreas são importantes, mas aquelas voltadas para a captação e clientes e capacitação de funcionários devem ter uma atenção especial.
4. Mostre valor para o cliente
Tenha um plano de negócio claro e eficaz. Conheça o seu produto, defina e reforce o seu propósito diariamente com o seu time. Como apresentar minha empresa, e meu produto? Qual é o meu diferencial?
Essas são perguntas superimportantes para você começar a pensar e se destacar no mercado. Ao achar a resposta delas você começará a identificar a sua proposta e pensar em novas estratégias para o seu negócio.
5. Controle a ansiedade
Por último e não menos importante, quando estamos em um desafio novo, é comum termos ansiedade, já que não sabemos de fato se irá dar certo ou não.
Mas não podemos deixar que isso tome conta de nós. É preciso ser um líder, ousar, pensar grande sem medo, mas sem tirar os pés do chão.
Agora que você já sabe as 5 dicas para ter um negócio de sucesso não perca a oportunidade e desfrute do mundo do empreendedorismo.